Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias Anteriores / Fernando Barp mantém audiência com Benoni e coordenação do curso de História da UFFS

Presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Barp esteve em audiência, nesta segunda, junto ao novo campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com o Diretor do Campus de Erechim, Ilton Benoni e com o Coordenador do Curso de História, Halferd Carlos Ribeiro Júnior, momento em que colocaram na mesa de trabalhos vários assuntos, entre eles, firmar parceria para buscar, juntamente com o Executivo Municipal, caminhos viáveis para que Erechim concretize o sonho de ter um museu nos seus 100 anos de emancipação política administrativa.

Na oportunidade Benoni deu as boas vindas, estendendo a todos os vereadores do Legislativo, principalmente porque hoje a UFFS vive um grande momento, pois quatro anos após a vinda para o município encontra-se em seu próprio campus que, embora ainda em fase de construção de um prédio e outros detalhes, inicia as suas aulas no próximo dia 23. "Um grande momento para a história da UFFS, de Erechim e região do Alto Uruguai".

"Queremos proporcionar aos estudantes que aqui permanecerão várias horas do dia um grande local de conhecimento, convivência com os demais que pertencem a nossa região e uma grande gama de atividades que aos poucos serão introduzidas para que não sejam horas de permanência, mas de aprimoramento intelectual, da fomentação de debates, de atividades culturais e educativas. Temos que pensar como região, como polo de conhecimento e buscar, através da universidade, aproximar o mundo de Erechim", destacou Benoni.

Barp, que é formado em História pela URI Campus de Erechim, voltou a frisar que a vinda da UFFS para Erechim fomentou uma nova visão de desenvolvimento e busca de conhecimento. "Cresci dentro do Movimento Estudantil e sabemos da importância que a troca de experiências, seja ela política ou social tem para a classe estudantil".

Com relação ao museu para Erechim, tema já levantado pelo então presidente da Casa, Zé da Cruz em 2013, Fernando Barp destacou que a sua concretização se faz necessária para o município de Erechim que chega aos 100 anos em 2018. "Sabemos o quanto a preservação da história de um povo é vital para a manutenção das raízes do passado com o presente. Temos uma riqueza cultural devido a grande quantidade de etnias que por aqui fincaram a bandeira do desenvolvimento, para tanto é importante que Poderes Legislativo, Executivo, Universidade Federal que possui o Curso de História com uma equipe de excelentes professores, historiadores, demais educadores e comunidade em geral se unam para que isto seja uma realidade, seja na preservação, como na área de pesquisa histórica de nosso município e região do Alto Uruguai".

Benoni destacou a alegria e a satisfação da UFFS estar na mesa de debates para este projeto que tem uma grande importância no resgate e manutenção de nossa história. "Vamos iniciar os debates entre direção, coordenação e professores do curso de história, como demais parceiros que poderão estar sentando na mesma mesa de trabalhos, pois demanda de interesses comuns, busca de recursos e operacionalização. Como instituição vamos buscar viabilizar caminhos possíveis para esta realidade".

Halferd também pontuou a importância do projeto para o município, universidade, estudantes do curso de História e comunidade local e regional. "Este é um ponto fundamental dentro da área, seja da didática, pesquisa e extensão. Temos um excelente quadro de professores com Mestrado e Doutorado que podem auxiliar nesta caminhada, lembrando a nomeação de uma nova professora que tem formação na área de Museus, o que pode auxiliar nesta caminhada. Vemos com bons olhos este projeto e nos colocamos à  disposição para que o tornemos realidade".

Por fim, Fernando Barp colocou a Câmara Municipal à  disposição da UFFS para todas as açàµes e projetos que venham somar-se para melhorar a qualidade de vida da comunidade de Erechim. "Este será um ano em que queremos colocar na mesa de debates diversos assuntos de interesse local e regional e a UFFS, como as demais universidades de nosso município estarão fazendo parte", finalizou.