Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Medalha Mérito Legislativo Erechinense a Ademir Roberto Zulian

Medalha Mérito Legislativo Erechinense a Ademir Roberto Zulian

por Maristela Guareschi publicado 20/04/2016 08h46, última modificação 20/04/2016 08h46

Poder Legislativo estará realizando antes da sessão ordinária da próxima segunda, 25, outorga da entrega da Medalha Mérito Legislativo Erechinense a Ademir Roberto Zulian, pelo destaque que tem recebido em sua modalidade esportiva. Proposição é da Primeira Secretária da Mesa, Vânia Miola e do presidente da Casa, Lucas Farina.

Ademir, em sua juventude, participava de seu esporte preferido, o futebol, onde se destacou como goleiro nos campeonatos municipais regionais, até o ano de 2000, quando teve uma grave lesão no ombro e abandonou o esporte.

No mesmo ano passa a frequentar o Clube Erechim de Caça e Tiro, local onde na infância e adolescência estivera muitas vezes auxiliando nas festividades promovidas pelo Clube. Por convite de um instrutor de tiro, Ricardo Nicole, começou a praticar o tiro a bala, sempre dentro do limite financeiro permitido, por este esporte ser de custo elevado.

“Com determinação e vontade, já em 2002 participava de sua primeira Prova de Tiro em Veranópolis, tendo se inscrito na modalidade Revólver, Pistola e Rifle, ficando campeão no revólver e vice na pistola, tendo concorrentes de todas as regiões do Estado”, destacam.

Também atuou como instrutor auxiliar no período de 2007 a 2009, em cursos de tiro que aconteciam na sede do Clube Erechim de Caça e Tiro ministrados por instrutor titular credenciado pela Polícia Federal de Caxias do Sul.

Em 2009, incentivado pelo agente e instrutor da Polícia Federal de Passo Fundo, inscreve-se na Polícia Federal para credenciamento de instrutor de armamento e tiro, realizado durante três dias com provas teóricas, oral e prática, sendo avaliado pelo presidente nacional da Comissão de Formação de Instrutores, sendo laureado com aprovação dentre cerca de 150 candidatos.

Em 2010 inicia na atividade de instrutor de armamento e tiro credenciado pela Polícia Federal e Exército Brasileiro, realizando avaliações de capacidade técnica no manuseio de armas de fogo para os interessados em adquirir ou renovar os registros.

“No início os trabalhos eram realizados na sede do Clube Erechim de Caça e Tiro. Em 2012, quando a sede do Clube foi vendida, precisando de um local apropriado para continuar seu trabalho, desafiou-se em construir seu próprio Estande de Tiro. Tarefa nada fácil, considerando as exigências legais que deveriam ser cumpridas em um único espaço de tempo, caso contrário ficaria sem local para trabalhar. Neste empreendimento teve a dedicação e participação preponderante do Tenente Dorgival Miranda Silva, que encampou o cumprimento das exigências por Lei, para liberar o funcionamento do Estande de Tiro da Linha Secção Dourado”.

Desde que iniciou como atirador desportivo, em 2001, teve participação constante e assídua em provas regionais, exigindo dedicação contínua em treinamentos. “Sentia a necessidade de se aprimorar cada vez mais e então estabeleceu uma rotina intensa de treinos, muitas vezes sacrificando seu horário de almoço e o convívio com a família. Assim se credenciou a incontáveis vitórias. Em 2008 disputou o Campeonato Norte Gaúcho, em Passo Fundo, obtendo 35 primeiros lugares. Em 2011 disputou 10 modalidades de tiro, totalizando 40 primeiros lugares, conquistando 7 títulos de Campeão do Ranking. Em 2014, novamente incentivado pelo amigo e parceiro, Alexandre Nogueira, passou a integrar a Equipe Gaúcha de Tiro. Desta parceria, Erechim e o Rio Grande detém o Record Brasileiro de Revólver Calibre Maior por equipe, conquistando 593 dos 600 pontos possíveis. Neste mesmo ano ficou vice campeão brasileiro na modalidade Duelo 20 segundos Pistola Calibre Maior”.

Em 2015 novamente disputa o Campeonato Brasileiro, conquistando o título de Campeão da modalidade Duelo 20 Segundos Revólver Calibre Menor e Vice Campeão nas modalidades Revolver Calibre Maior e Revólver Snub, sendo o primeiro erechinense a conquistar este título utilizando arma curta.