Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto de Lei Legislativo denomina artéria de Rua Carlos Henrique Apel

Projeto de Lei Legislativo denomina artéria de Rua Carlos Henrique Apel

por Maristela Guareschi publicado 13/04/2016 08h22, última modificação 13/04/2016 08h22

Vereadores aprovaram, por unanimidade, em sessão ordinária desta segunda, 11, o Projeto de Lei Legislativo de autoria do vereador Fernando Barp, no qual denomina artéria de nosso município de “Rua Carlos Henrique Apel – Comerciante”, localizada no Loteamento Poltronieri.

Carlos era filho dos comerciantes Augusto Apel e Irene Speracke Apel. Nasceu em outubro de 1934 no município de Três Arroios e na sua adolescência migrou para o município de Arabutã, Santa Catarina, onde trabalhava desde cedo com seus pais no comércio de tecidos e alimentos da família.

Em 1958, aos 24 anos, se deslocava até Erechim de caminhão para buscar mercadorias na Indústria de Bebidas Koller para vender no comércio de sua família, e foi desta forma que acabou conhecendo a sua primeira esposa, Irma Koller, filha dos fundadores da empresa de Bebidas Koller e se casaram em março de 1960. Desta união nasceram Marcia, Magali, Marlei e Mateus.

Após o matrimônio foram morar com os pais em Arabutã e, após um período decidiram se mudar para Erechim. O casal passou a residir em uma das residências da própria indústria Koller, no bairro que leva o mesmo nome, onde viveram por muitos anos.

Em 1969 Carlos deixa a indústria para investir em outro negócio, uma distribuidora de bebidas juntamente com seus cunhados. Assim o casal muda-se para a cidade de Aratiba.

A empresa obteve sucesso até o ano de 1973, quando Carlos decide sair da sociedade e retorna com sua família para Erechim, onde é convidado pelos administradores da Koller para retornar à empresa como funcionário e ser o vendedor externo de suas mercadorias, já que possuía muito bem o produto e era um comerciante nato.

“Único e pioneiro representante comercial da empresa e do produto, trabalhou por 40 anos como representante comercial da empresa Koller ajudando a conquistar a sua história. Profissão que fez grandes amizades e orgulhou toda a família, como não media esforços para ajudar a quem necessitava. Buscava sempre ajudar pessoas desempregadas do município a ingressar na área de vendas, indicando, dessa forma, amigos e conhecidos para vagas na empresa Koller”, lembra.

As três filhas lhe deram sete netos que residem em Erechim e eram a alegria do homenageado. “Tinha muitos amigos e gostava de festas e reuniões em família. Tradicionalista, era sota-capataz do CTG Heróis do Ibirapuitã e adorava frequentar rodeios, invernadas e fandangos”.

Em julho de 1988 Carlos e Irma divorciaram-se e, três anos mais tarde, uniu-se a Amélia Dalla Vecchia. Desta união, em março de 1996 tiveram a filha caçula, Karla Amélia Apel.

No ano de 1996 foi diagnosticado com câncer no esôfago. Lutou muito contra a doença por dois anos, falecendo em 1998 aos 63 anos de idade. “Uma pessoa muito querida que deixa saudades aos familiares, parentes, amigos, clientes e a todos que tiveram o prazer de conviver com ele”, finaliza o vereador.