Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Sandra Picoli propõem fim de voto secreto na Câmara de Vereadores

Vereadora Sandra Picoli propõem fim de voto secreto na Câmara de Vereadores

Vereadora Sandra Picoli protocola pedido de fim do voto secreto na Câmara de Vereadores

A vereadora Sandra Picoli, do PCdoB, protocolou uma proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal que visa acabar com o voto secreto nas deliberações da Câmara de Vereadores. Se aprovado, fica vedado aos parlamentares a prática de votar matérias de forma sigilosa.

De acordo com a vereadora, isso dará maior transparência aos atos políticos da Câmara, além de contribuir, de forma mais eficaz, com o fortalecimento do processo democrático. “O voto aberto representa uma grande conquista para a democracia, pois os eleitores vão conhecer o posicionamento dos seus representantes”, comenta.

A proposição da vereadora tem o objetivo de estabelecer, definitivamente, no âmbito do Poder Legislativo local, o princípio da transparência. “Nós, parlamentares, devemos dar o exemplo ao povo que nos elegeu e cobra-nos posições bem claras acerca dos mais variados temas dando maior claridade as nossas decisões. ”

Sandra fala ainda que o voto aberto já é realidade em outras Câmaras Municipais brasileiras. “Por esse motivo faz-se necessário que estejamos em sintonia com os demais poderes legislativos do país, para que caminhemos juntos rumo a uma democracia mais justa e igualitária,” finaliza.