Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência pública confirma nomes e delimitações para 28 novos bairros

Audiência pública confirma nomes e delimitações para 28 novos bairros

Encontro serviu para apresentação às autoridades, entidades civis e associações de moradores de bairros a denominação e delimitação de 28 novos bairros do município, coroando um trabalho realizado desde janeiro do ano passado, com os moradores de cada comunidade tendo a oportunidade de definir nome e delimitação de sua localidade. “Não foi um processo muito fácil, muitas vezes tivemos que agir como algodões entre cristais. Mas nós precisávamos saber onde estávamos, em que bairro morávamos”, ressaltou Zé da Cruz.

A audiência foi realizada mediante a solicitação do vereador, que preside também a Comissão de Desenvolvimento social na Câmara. Apesar da chuva e de ser à noite em dia de semana, plenário quase lotou, mostrando grande interesse das lideranças de bairros. Também foi grande a representação de entidades e órgãos públicos, estando representados Correios, RGE, Ministério Público Federal, OAB /Erechim, CDL,IBGE, URI Erechim, Executivo Municipal, UAME, AGER, vereadores e a Empresa Gaurama, responsável pelo transporte coletivo no município.

Todos ouviram de Zé da Cruz a explanação detalhada dos propósitos e de como aconteceram as assembleias nas comunidades, mostradas com imagens em telão. Em seguida, o coordenador da audiência passou a mostrar o mapa do município, sendo identificada com cores diferentes cada uma das novas localidades, com seus nomes e novas delimitações, conforme o desejo dos moradores de cada comunidade.  “Queremos agradecer a secretaria de Obras e a equipe do Orçamento Participativo pela parceria nesse trabalho”, disse Zé da Cruz, citando em especial os servidores Júlio Santolin e Valdecir Fracaro.  “Esse projeto não teria saído do papel , se não fosse vocês”, disse.

Satisfação

Lideranças dos bairros também elogiaram bastante o trabalho realizado e avalizaram toda a proposta apresentada. Somente uma alteração na região do bairro Ipiranga foi levantada e aprovada. Um dos mais motivados era o presidente da Associação de Moradores do agora “Bairro União”.  “Agora somos aquele pontinho no mapa, mas já vale a pena. De vila tripa, vila União, agora somos o “Bairro União””, destacou Adair Soares, que fez questão de trazer consigo a família para a audiência.

O vice-presidente da UAME, Ulisses Ribeiro, agradeceu a todas as lideranças de bairros, dizendo que sem a participação e a compreensão das comunidades, não seria possível tornar realidade esse trabalho.

Vantagens

O motivo principal para a UAME levar adiante esta ação: em primeiro lugar atender a reivindicação de duas décadas de moradores que sofriam problemas com correspondências, contas de água e luz e outros serviços, devido ao desencontro de desinformações quanto à localização. Em segundo lugar é que, com esta regularização, as associações de moradores estarão aptas a receber recursos públicos para investimentos nas suas comunidades, mediante a exigência legal. Isto porque, conforme explicou Zé da Cruz, em cada assembleia, a UAME também encaminhou a alteração estatutária de cada associação, adequando às exigências legais.

O representante dos Correios em Erechim adiantou que a partir de agora ficará mais fácil para se fazer a identificação das ruas dos novos bairros através do CEP, trabalho que deverá estar concluído até o final do ano. O secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik, antecipou que a pasta irá trabalhar a unificação das denominações e repassar para o Correio, RG , Corsan, telefonia, dentre outras empresas que necessitem fazer esta atualização.

Como fica

Erechim tem 85 KM² de perímetro urbano. Todo dele está ‘coberto’ com a identificação e delimitações das novas localidades, maior parte delas na área periférica da parte urbana. “Esse trabalho vai servir para os próximos 50 anos”, exemplificou o secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, pois os novos loteamentos que virão já estarão dentro de um destes novos bairros.

Zé da Cruz também destacou que outros 32 bairros e o centro continuam como estão em relação aos nomes, havendo modificações na delimitação.  Finalizado este processo, explicou que o Executivo irá remeter um projeto de lei para o Legislativo , oficializando o nome dos novos bairros. “Esperamos que até agosto isso já aconteça”, afirmou, ao encerrar a audiência pública.

Os novos bairros

Bairro Verdureiros

Bairro Consoladora

Bairro Santo Antônio

Bairro Hípica ( provisoriamente, poderá ser alterado)

Bairro Industrial Norte

Como fica no mapa

Foto mapa

Audiência realizada no plenário da Câmara de Vereadores

Zé da Cruz apresentou trabalho realizado pela UAME nas comunidades

Legenda

Adair Soares presente com a família na audiência: “Somos um pontinho no mapa, mas já vale!”

Audiências nas comunidades

Entidades representadas