Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fernando Barp e Diretoria da Pasta da Cultura debatem o “Vale Cultura”

Fernando Barp e Diretoria da Pasta da Cultura debatem o “Vale Cultura”

Presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Barp, recebeu na manhã desta quinta, dia 19/02, na Sala da Presidência, o Diretor Municipal de Cultura, Fernando Losado, e a representante da Pasta, Daiana Varotto, oportunidade em que foi colocado em pauta o “Vale Cultura” e a adesão no município de Erechim.

Na oportunidade, o parlamentar lembrou que defendeu o tema na Tribuna da Casa, como ressaltou que o Vale Cultura é um benefício do trabalhador, mas as empresas precisam aderir ao programa.

“Queremos que este benefício seja utilizado e melhor aproveitado, tanto pelas empresas quanto pelo trabalhador. A falta de informação é um dos motivos do pouco interesse por parte das empresas de Erechim”, frisou.

O vale cultura é um programa do Governo Federal. Um cartão magnético pré-pago de R$ 50 reais mensais, valor cumulativo, válido em todo território nacional que possibilita acesso ao teatro, cinema, espetáculos, shows, circo, compra de material escolar, livros, Cd´s, Dvd´s, revistas, jornais. Também é válido para pagamento de cursos de artes, audiovisual, dança, artes cênicas, fotografia, música, literatura, entre outros.

Barp lembrou que as empresas que se enquadram nos requisitos e aderem ao programa, oferecem o benefício aos seus colaboradores, e o Governo Federal, em contrapartida, isenta as empresas dos encargos sociais e trabalhistas sobre o valor do benefício concedido.

Presidente e os integrantes da Pasta de Cultura ressaltaram a necessidade e importância de realizar uma Audiência Pública para tratar do tema com a comunidade.

Conforme o Diretor de Cultura Fernando Losado, será convidada a representante do Ministério da Cultura, Eleonora Spinatto que poderá explanar e apresentar o funcionamento do programa do Governo Federal.

“Queremos atrair para a Audiência Pública a sociedade e todas as entidades ligadas a indústria, comércio, diretórios e uniões de estudantes, entre outros, visando a importância do programa na valorização da cultura”.

Ainda na pauta de trabalhos, foi tratado sobre o Plano Municipal de Cultura de Erechim, que será votado em plenário após apreciação dos vereadores.