Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em visita a Porto Alegre, vereadores mirins conhecem a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas

Em visita a Porto Alegre, vereadores mirins conhecem a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas

Na última quinta-feira (5), a recém-empossada legislatura do Programa Vereador Mirim (PVM) teve sua primeira grande experiência representando o Poder Legislativo erechinense. Acompanhados por professores, pais, assessores e servidores da Câmara Municipal, além do presidente Alderi Oldra (PT) e do vereador Rafael Ayub (MDB), os jovens parlamentares visitaram Porto Alegre, em um passeio marcado por muito conhecimento, mas sem deixar de lado a diversão.

A agenda oficial dos vereadores mirins foi composta por visitas à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e ao Tribunal de Contas do estado. Na casa das leis, o grupo ocupou as cadeiras dos deputados no Plenário 20 de Setembro, aprendeu o funcionamento do local, como as decisões são transformadas em leis e, no Salão Júlio de Castilhos – um dos mais importantes da Assembleia –, soube um pouco da história do histórico personagem e ex-governador que dá nome à sala.

No Tribunal de Contas, os jovens foram recepcionados pelo vice-diretor Marcelo Danéris e pelo presidente Iradir Pietroski. Na ocasião, aprenderam um pouco sobre a importância de utilizar bem o dinheiro público, sempre de forma eficiente, que atenda aos interesses da população. Para a coordenadora do PVM Elisete Tozatti, esse tipo de experiência possibilita aos estudantes o conhecimento real sobre questões relevantes que lhes serão úteis não só durante seus mandatos, mas ao longo de suas vidas. “Nosso objetivo é mostrar a eles a importância e a grandeza dos poderes, bem como o que representam, suas respectivas estruturas organizacionais e funcionamento”, afirma.

Com as agendas oficiais finalizadas, os vereadores mirins tiveram um momento de recreação na capital gaúcha: conheceram o Aeroporto Internacional Salgado Filho, caminharam pela Orla do Guaíba e visitaram os estádios da dupla Grenal, a Arena do Grêmio e o Beira-Rio.

registrado em: