Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fernando Barp participa do Seminário de Segurança Pública Rural

Fernando Barp participa do Seminário de Segurança Pública Rural

O Seminário, criado para discutir a segurança pública no meio rural, é um dos primeiros realizados no Estado, e vem de encontro a um levantamento das prioridades para o campo, onde a segurança ficou como segundo principal problema para os moradores e produtores rurais, diante do atual quadro de insegurança e criminalidade que os moradores do interior têm sofrido constantemente.

Na oportunidade, técnicos da Emater destacaram que trabalham com parcerias e, neste evento, contou com o apoio do Poder Público e as forças de segurança pública, como as Polícias Militar, Civil e Rodoviária, Conselho de Segurança Pública, Consepro, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, além das empresas de vigilância privada que, juntos, debateram os problemas com as comunidades, levantando soluções e alternativas para tornar o campo mais seguro.

Em nome do Poder Legislativo, Barp afirmou que o tema de segurança pública é de extrema importância e preocupação dos poderes públicos, inclusive no meio rural. Barp parabenizou a Emater pela iniciativa e afirmou que os produtores podem contar com o apoio da Câmara de Vereadores.

O gerente regional da Emater Gilberto Tonello destacou que o evento acontece em momento oportuno para discutir os problemas de segurança rural. Ele lembrou que a Emater não trabalha apenas com a assistência técnica aos produtores, mas se envolve com o bem-estar e com a qualidade de vida.

“A insegurança no interior do município de Erechim tem deixado centenas de famílias apreensivas. Crimes como assalto a mão armada, roubo de veículos e de defensivos e insumos agrícolas também são preocupantes.  Os crimes de abigeato nas propriedades rurais, onde o furto de animais, principalmente os de criação para abate e animais de produção de leite, têm aumentado significativamente”, lamentou.

Participaram do encontro o gerente regional da Emater, Gilberto Tonello, o Delegado da Polícia Civil Gustavo Ceccon, o delegado Regional de Polícia Civil Gerson Fraga, Sargento do BPM de Erechim Amauri Carvalho, Capitão Uilson Ceconello, Secretário de Segurança Pública Rafael Testa, secretário da Agricultura Luiz Carlos Parise, representante da Comunidade do Km 6 Nelcir Tomazeli, Presidente do Consepro Miguel Gotler, Presidente do Sindicato Rural João Picoli, o representante do Sutraf Lucas Farina,  os vereadores Paulo Cezar Fávero, Valdemar Loch, Luiz de Brito, Claudemir de Araújo e Leandro Basso e moradores das comunidades rurais, que participaram em grande número.