Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Problemas no fornecimento de energia motivam reunião entre vereadores e entidades municipais

por Giulianno Olivar publicado 21/01/2019 09h16, última modificação 21/01/2019 09h16

Na última quinta-feira (17), o gabinete da presidência da Câmara Municipal recebeu uma importante reunião acerca de um tema que tem gerado muita dor de cabeça para parte da comunidade erechinense: os problemas no fornecimento de energia elétrica, bem como as respectivas consequências originadas por este transtorno. Conduzido pelo vereador Lucas Farina (PT), o encontro contou com a presença do Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU), além de representantes de cooperativas e movimentos sociais. Também participaram da conversa o presidente do Poder Legislativo, Alderi Oldra (PT), a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) e o vereador Serginho (PT).

Conforme explica Farina, cada vez mais lhe chegam relatos de moradores de comunidades e bairros de Erechim a respeito dos inúmeros transtornos causados em razão da precariedade no fornecimento de energia. “Os moradores das áreas mais atingidas contam que há muita demora para que a luz seja ligada em caso de queda de energia, em alguns casos até mesmo uma semana. Existem, ainda, problemas relacionados à poda de árvores e galhos na rede, além de problemas de queda de tensão”, comenta o vereador, reforçando o quão complicada a situação se torna pelo fato de que muitos agricultores não têm conhecimento ou não sabem como solicitar ressarcimento dos prejuízos junto à Rio Grande Energia (RGE).

Encaminhamentos da reunião

Além de expor a situação destas pessoas atingidas, a reunião teve alguns encaminhamentos importantes, como o agendamento de um próximo encontro para discutir o tema, a ser realizado no dia 20 de fevereiro, buscando envolver os demais vereadores da Casa, bem como a Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e entidades. Também foi levantada a ideia de retomar o Grupo de Trabalho da Energia Elétrica. Antes desta nova agenda, contudo, será marcada uma reunião com a RGE no início de fevereiro, a fim de debater possíveis soluções para este problema.