Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto de Lei denomina artéria de Rua Arcilio Teixeira de Mattos – Carnavalesco

Vereadores aprovaram, nesta segunda, durante Sessão Ordinária, Projeto de Lei Legislativo, de autoria do vereador Zé da Cruz, no qual denomina artéria de nosso município de Rua Arcilio Teixeira de Mattos – Carnavalesco, localizada no Polígono Vinte e Um de Abril.

Arcílio Teixeira de Mattos, mais conhecido como Nenê Biriba, nasceu em 1929 em Erechim. Filho de Antônio Teixeira de Mattos e Baldina de Mattos, foi casado com Miguelina Teixeira de Mattos e desta união tiveram cinco filhos, Renato, Cleusa, Remor e Reni (in memória), que lhes deram seis netos e dois bisnetos.

“Nenê Biriba, além de ter sido um grande músico, foi fundador de várias escolas de samba, como a Bambas da Orgia, Morcegos do Luar, entre outras. Foi fundador de um time de futebol, o Esporte Santa Cruz, como também fundou o Esporte Clube Igrejinha, na época conhecido como Polígno 21 de Abril”, destaca Zé.

No início da década de 1970, participou dos primeiros carnavais, onde tinha parceria com o famoso Panela, que divertia a população de Erechim.

Biriba foi sócio fundador do Clube 13 de Maio, no qual representava a cultura negra, com bailes mensais ou quinzenais, com pessoas elegantemente vestidas e muita música ao vivo para animar os participantes. “Foi onde teve os melhores bailes de carnaval da época”.

“Arcílio sempre trouxe muita alegria para todos os erechinenses. Soube dividir sua vida entre seus interesses particulares e familiares sem deixar de se dedicar à sociedade local, e é por esta dedicação ativa em nossa comunidade que hoje recebe esta justa homenagem”.