Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Proposição de Fernando Barp cria Comitê Permanente da ERS 135

Proposição de Fernando Barp cria Comitê Permanente da ERS 135

Comitê terá a finalidade de elaborar estudos, propor melhorias sobre a segurança, proteção e obras em toda a rodovia e sua duplicação na região. Farão parte um vereador de cada bancada, com representação na Câmara Municipal, indicados pela respectiva liderança de bancada.

Terão assento os representantes das Pastas de Obras e Habitação, Agricultura, Planejamento e Orçamento Participativo, Segurança Pública e Proteção Social, Procuradoria Regional do Estado, Empresa Gaúcha de Rodovias, Universidade Federal da Fronteira Sul, Associação dos Municípios do Alto Uruguai, DAER, Polícia Rodoviária Estadual e Conselho Comunitário das Regiões Pedagiadas (COREPE).

Também farão parte como representante no Comitê Regional, a Associação dos Moradores da Linha Zero, Associação de Moradores da Linha Taboão, Associação de Moradores de Capo-Erê, Associação de Moradores do Bairro Peccin, OAB e CREA/RS. As deliberações do Comitê permanente da ERS 135 serão tomadas mediante maioria absoluta dos representantes das entidades membros.

De acordo com Barp, o Comitê de Crise da RS 135 foi criado após os incidentes que envolveram a ERS 135 e o trevo de acesso a UFFS. “Os diversos problemas de execução do projeto, com o agravamento de um acidente no trevo de acesso da universidade envolvendo um ônibus urbano que transportava os estudantes, sendo que mais de 30 pessoas ficaram feridas”.

O Comitê manteve reuniões e ações permanentes, buscando solucionar os problemas, encaminhar e cobrar as demandas dos órgãos e poderes competentes, principalmente da EGR e do Governo do Estado, responsável pela rodovia e pela obra do trevo de acesso a UFFS.

Na Audiência Pública do Relatório Final do Comitê de Crise, realizada no último dia 28 de maio na Câmara de Vereadores, o Procurador Geral do Estado, Rodinei Candeia sugeriu a criação de uma Comissão Regional Permanente, com todos os poderes que participaram do Comitê de Crise, e ainda acrescentando todas as demais Câmaras Municipais de Vereadores da região, visto que a ERS 135 tem demandas e uma importante via regional.

“Procurador lembrou dos diversos acidentes que tem ocorrido diariamente no trecho da RS 135, sendo muitos por problemas de falta de segurança, sinalização e também pela imprudência dos motoristas”, pontuou Barp.