Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Proposta pelo fim do voto secreto na Câmara de Vereadores será votada na segunda-feira (5)

por Giulianno Olivar publicado 02/03/2018 10h11, última modificação 02/03/2018 10h11

Na próxima segunda-feira (5), durante a terceira sessão ordinária da Câmara, será votada a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal que visa extinguir o voto secreto nas deliberações do Legislativo. De autoria da vereadora Sandra Picoli (PCdoB), o projeto precisa ser aprovado em duas votações, em diferentes datas, por pelo menos dois terços dos parlamentares. Sempre abertas à comunidade, as sessões ordinárias são realizadas semanalmente no plenário da Casa a partir das 19h.

De acordo com a vereadora, a proposta é uma demanda popular, já que a relação entre os parlamentares e a população precisa ser o mais transparente possível. “Os erechinenses merecem saber, de fato, o posicionamento de seus representantes”, destaca Sandra, que vê no fim do voto aberto uma ferramenta de fortalecimento do processo democrático. “Devemos dar o exemplo a quem nos elegeu e nos cobra posições bem claras acerca dos mais variados temas, dando maior visibilidade a nossas decisões”, reforça.

Outra questão levantada pela edil diz respeito à adaptação do município à realidade vigente no país, uma vez que diversas Casas Legislativas do Brasil já adotaram tal medida. “São raras as Casas que mantêm o voto secreto, por esse motivo vejo como necessário que a Câmara de Vereadores de Erechim esteja em sintonia com as demais”, afirma Sandra.