Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Rafael Ayub e Nadir Barbosa participam de reunião na Secretaria da Segurança Pública do RS

por Giulianno Olivar publicado 31/01/2019 12h44, última modificação 31/01/2019 12h44

Em agenda em Porto Alegre, os vereadores Rafael Ayub (MDB) e Nadir Barbosa (MDB) participaram, juntamente com o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO), Miguel Gotler, e o major do 13º BPM Uilson Cecconello, de reunião com o secretário adjunto de Segurança Pública Marcelo Gomes Frota. Também estiveram presentes o coordenador do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), tenente coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, e o ajudante de ordens do secretário adjunto, major Mauricio Paraboni Detoni.

Conhecedor da situação da segurança em Erechim, o secretario adjunto se colocou à disposição do município, além de reforçar a necessidade de adesão ao SIM, para que haja troca de informações e maior integração entre os órgãos. Ele elogiou a parceria entre a Brigada Militar e a Policia Civil da região, e destacou que a secretaria está atenta ao déficit de efetivo, realizando estudos para regulamentação de incentivo à iniciativa privada para compensação de parte de impostos estaduais devidos em benefício da segurança pública.

O presidente do CONSEPRO e o major Uilson Cecconello fizeram colocações sobre a parceria entre a comunidade e entidades públicas e privadas em prol de ações beneficiando órgãos de segurança, como o Projeto Sentinela e o programa de Georreferenciamento Rural e a necessidade de desburocratização dos processos administrativos.

Já Rafael Ayub e Nadir Barbosa reforçaram que estão à disposição da secretaria, relatando, inclusive, o aporte de mais de R$ 1 milhão do orçamento da Casa Legislativa de Erechim para o CONSEPRO, que aplica em beneficio dos órgãos de segurança com a aquisição de equipamentos, viaturas e câmeras de videomonitoramento. Os parlamentares também solicitaram a manutenção das chefias e coordenações dos órgãos de segurança do município, pois a integração tem sido diferencial para superar as dificuldades de efetivo.

Ao final, o secretário adjunto ressaltou que pretende visitar Erechim ainda no primeiro semestre para conhecer o Projeto Sentinela e demais ações integradas dos órgãos de segurança. Frota pretende se reunir com órgãos públicos, lideranças e empresários para explicar sobre o programa de incentivos e as ações da secretaria para que a população cada vez mais se sinta segura e que os servidores da segurança tenham melhores condições de trabalho.