Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Serginho solicita envio de Votos de Congratulações a Obra Promocional Santa Marta

Serginho solicita envio de Votos de Congratulações a Obra Promocional Santa Marta

         A Obra Promocional Santa Marta foi fundada no ano de 1985 pela Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. É uma instituição civil, de direito privado, sem fins lucrativos que presta atendimento sócio educativo e sócio familiar a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, com sede no Bairro Progresso. Trabalho foi iniciado devido à constatação da existência de um significado número de crianças e adolescentes pedintes na cidade.

         De 85 a 88, o atendimento ocorria no Bairro Bela Vista e, a partir de 89 passou a ser prestado no bairro de origem das crianças e adolescentes, o Progresso. “No início de 1992 as irmãs decidiram não mais administrar e coordenar o trabalho da entidade, o que iria acarretar o seu fechamento”.

         “Após debates e discussões com pessoas da comunidade, criou-se em 28 de abril de 1992 a instituição civil “Obra Promocional Santa Marta”, hoje coordenada e administrada por pessoas da comunidade local. Uma entidade participativa, onde sua gestão prioriza a democracia e a participação de todos”, garante Serginho.

         Atualmente a Obra atende no Programa Sócio Educativo 45 crianças entre quatro e cinco anos e 50 crianças entre seis e 18 anos incompletos de ambos os sexos. As 45 crianças fazem parte do Programa de Extensão da Pasta da educação e os outros 50 compõe o grupo de adolescentes e pré-adolescentes da entidade que participam de oficinas.

         “A entidade desenvolve oficinas pedagógicas, tais como a literatura, leitura e escrita, música instrumental, jogos e recreação, informática, artesanato, comunicação e capacitação para jovens. Oficinas que oferecem possibilidades de se reconhecerem como pessoas, sujeitos capazes de ações criativas e criadoras. O trabalho sócio educativo é desenvolvido em meio aberto através de diferentes práticas pedagógicas. A Obra resgata valores para que as crianças e adolescentes se constituam como cidadãos de direitos e deveres, ou seja, realizando este processo proporciona, também, a autovalorização e a autodeterminação”, pontua.

         A Obra é apoiada por recursos de convênios com o Poder Público, doação de empresas e pessoas particulares. Promoções, projetos com entidades e repasse de verba via COMDICAE e COMAS. “Parabenizamos a Obra Promocional Santa Marta, através de seus colaboradores, pelos 30 anos de existência e por todo trabalho de inclusão social junto as famílias menos favorecidas de nossa cidade. Que o trabalho dessas pessoas sirva de exemplo para que outras se engajem nessa luta pelo resgate e a promoção da cidadania da criança e adolescente e por uma sociedade mais digna, justa e solidária”, finaliza.