Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Fávero apoia curso de guasqueiro realizado pelo SENAR

Vereador Fávero apoia curso de guasqueiro realizado pelo SENAR

Fávero explica que guasqueiro é o artesão que usa o couro cru como principal matéria-prima de seus trabalhos. “O termo tem origem na palavra “guasca”, que significa pedaço ou tira de couro não curtido, sendo o profissional aquele que faz trançados exclusivamente com este material. Este trabalho é muito importante para manter a tradição gaúcha, especialmente em nossa região”, resumiu.

O vereador e tradicionalista acompanhou de perto toda a realização do curso, dias 18, 19 e 20 de agosto, que abre um leque por nossa região estar com deficiência de artesãos direcionada nesta área.

Participaram 12 alunos, com a orientação do o instrutor César Augusto Nunes, que trabalha há sete anos como especialista na área. Durante o encontro, foi demonstrada a confecção de laços, manilhas, rédeas, cabeçadas, buçais, arreadores e rebenques, conjunto de peças necessárias para encilhar o cavalo.

 Fávero antecipou que já está programada uma segunda etapa para setembro, pois esta é uma parceria que está dando certo. “É uma grande oportunidade para quem quer trabalhar com o couro”, disse. 

A única mulher a fazer o curso, Adreia Livi disse ter ficado muito satisfeita com esta oportunidade. Segundo ela, esta é uma boa oportunidade para as mulheres fazerem esses cursos campeiros. Ela pretende fazer artigos de couro para uma renda extra. Para o instrutor César, o curso mexe com a emoção dos alunos por aprender a fazer o novo.