Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Lucas Farina solicita informações sobre recuperação de estradas rurais de Erechim

por Giulianno Olivar publicado 02/03/2018 14h23, última modificação 02/03/2018 14h23

A preocupação da Câmara de Vereadores com as condições das vias erechinenses não se restringe apenas às presentes na área urbana do município. Na última segunda-feira (26), durante a segunda sessão plenária do ano, o vereador Lucas Farina (PT) solicitou à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar informações a respeito da existência de um plano ou cronograma de recuperação das estradas rurais de Erechim. O pedido foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares.

Em sua solicitação, o edil levanta os seguintes questionamentos: a) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, possui um plano ou cronograma de recuperação das estradas rurais do município de Erechim? Qual?; b) no caso de existir este plano ou cronograma de obras, as mesmas serão executadas pela secretaria competente, por empresas terceirizadas ou por ambas?; c) existindo este plano ou cronograma, qual é a previsão de investimentos de recursos financeiros para sua execução?; d) existindo este plano ou cronograma, o mesmo prevê recuperação do sistema de drenagem e tubulação, bem como a recuperação de pontes existentes?; e) existindo plano ou cronograma, o mesmo prevê a utilização de cascalho e/ou pedra brita na recuperação de estradas?

Segundo o vereador, há uma demanda muito grande por parte dos agricultores e da população em geral a respeito da recuperação destas estradas, visto que o assunto impacta diariamente no cotidiano de muitos erechinenses. “Muitas pessoas têm procurado a Câmara e o nosso gabinete reclamando e solicitando providências referentes a melhorias das estradas rurais, algo que se verifica também em visitas às comunidades”, explica Farina.

Em visita realizada a uma das vias de acesso ao distrito de Capo-Erê – acompanhado do coordenador do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SUTRAF) de Erechim, Adilson Szady –, o parlamentar pôde constatar a difícil situação em que se encontram os moradores que dependem das estradas. Além de ser um empecilho em virtude da aproximação do período de colheita, a condição precária destes trechos dificulta a trafegabilidade das pessoas em eventuais situações de emergência, tornando mais trabalhoso e demorado o acesso até a área urbana.