Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Eni Scandolara quer instalação de lixeiras especiais para cigarro

Vereadora Eni Scandolara quer instalação de lixeiras especiais para cigarro

Aprovado por unanimidade na noite de segunda-feira (13), pedido de providências encaminhado pela vereadora Eni Maria Scandolara (PP), no qual solicita ao Governo Municipal estudo para implantação de recipientes coletores de bitucas e filtros de cigarros junto a todas as lixeiras localizadas nas ruas, canteiros e praças da cidade de Erechim, bem como desenvolvimento de programa de conscientização a respeito do descarte adequado de tais resíduos.

Na oportunidade a vereadora enfatizou que diariamente, centenas de bitucas e filtros de cigarro são descartados em ruas, praças, canteiros, rios, poluindo e sujando a cidade. “Em qualquer local público, com ou sem multidão, é normal encontrarmos pontas de cigarro no chão. Infelizmente virou costume o cidadão termina de fumar e jogar a bituca no chão”.

Eni Scandolara destacou que parte desse descarte inadequado, se dá pela falta de coletores específicos para este tipo de resíduo. “Pelo país afora vários municípios estão instalando dispositivos para coletar as pontas de cigarro. Em alguns deles, a adoção de tal medida conseguiu reduzir em mais de 70% a quantidade desses detritos encontrados nas vias públicas, contribuindo desta forma com a limpeza das cidades e com o meio ambiente”.

A vereadora salientou que apresentou a proposta para dotar os espaços públicos de nossa cidade com equipamentos adequados para o despejo e posterior recolhimento dos filtros e bitucas de cigarro. “Tais recipientes poderiam ser instalados junto às lixeiras localizadas nas ruas, canteiros e praças da cidade de Erechim. Além desta medida sugerimos o desenvolvimento de programa de conscientização a respeito do descarte adequado de tais resíduos”.