Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Sandra Picoli busca solução para Feira do Produtor do Bairro Parque Lívia

por Giulianno Olivar publicado 28/01/2019 10h41, última modificação 28/01/2019 10h41

Importante meio de sustento para inúmeras famílias de Erechim e demais municípios da região, as feiras do produtor já possuem lugar cativo no cotidiano da população local, seja no Centro ou nos bairros onde é presente. Alguns problemas, no entanto, podem ser observados na iniciativa. Na última sexta-feira (25), a vereadora Sandra Picoli (PCdoB), acompanhada por representantes da Associação de Moradores do Bairro Parque Lívia, reuniu-se com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Altemir Barp – que também responde pela Agricultura, a fim de buscar soluções para algumas dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelos empreendedores que expõem seus produtos não apenas na feira da referida localidade, mas em todas as existentes no município.

De acordo com a comunidade do Bairro Parque Lívia, as queixas têm sido constantes tanto de produtores, que alegam que as vendas são pouco expressivas, quanto de consumidores que reclamam da escassez de produtos. Para a vereadora Sandra, é necessário que se pense uma forma de manter todas as feiras ativas, sem que haja prejuízo para as partes envolvidas, além de enfrentar o descaso com que elas vêm sendo tratadas nos últimos tempos. “Foi uma luta para conseguir levar a feira para o Parque Lívia e demais bairros, mas não adianta simplesmente colocar o feirante lá. Temos que incentivar, investir também em divulgação e gerar consciência nas pessoas de que é importante comprar na feira. Não é da vontade da associação [de moradores] extingui-la”, afirma.

Reflexo da crise e união de forças

A reunião contou ainda com a presença do diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Tobias Biazi, que aponta como um dos fatores para a queda no consumo a perda no poder aquisitivo do consumidor, o que impactou diretamente nas vendas de todas as feiras de Erechim. “Se é de interesse da comunidade em manter a feira, vamos dar uma revigorada nela, mas precisaremos de ajuda, também, somar forças. Vamos atrás dos produtores, mas dependeremos do bairro para que os produtores voltem a ter consumo e consiga viabilizar sua comercialização”, explica Biazi.

A vontade em dar continuidade a esta importante ação também é compartilhada pelo secretário, que garantiu à parlamentar e aos moradores do Parque Lívia empenho em buscar uma solução que beneficie produtores e consumidores. “Precisamos de projetos novos, incentivos, acompanhar o dia-a-dia dessas feiras. Vamos discutir e achar uma alternativa que contemple a todos. É interessante para o produtor que continue a vender seus produtos e para o próprio bairro, para as pessoas que contam com esse serviço”, observa Barp.

registrado em: