Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Silvana Dezordi solicita realização de atividades de conscientização aos diferentes tipos de deficiência

por Giulianno Olivar publicado 01/03/2018 10h46, última modificação 01/03/2018 10h46

Na última segunda-feira (26), durante a segunda sessão ordinária do ano, um tema de grande relevância foi debatido entre os parlamentares. Ciente da importância de pôr em prática ações que visem à inclusão social, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o pedido da vereadora* Silvana Dezordi (PDT), que solicita ao Poder Executivo, por meio da secretaria competente, o reconhecimento municipal através de atividades com a comunidade em cada dia específico dos tipos de deficiência.

Um dos maiores desafios da população deficiente é a falta de visibilidade para com suas demandas e sua participação na comunidade - e é justamente isso que, mais adiante, alimenta o preconceito. Em sua solicitação, a parlamentar traz exemplos de datas em que poderiam ser realizadas grandes ações não apenas comemorativas, mas de conscientização, como o Dia Mundial das Doenças Raras (28 de fevereiro), Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) e o Dia Nacional do Cego (13 de dezembro). “Estas datas foram criadas para celebrar as conquistas e possibilidades das pessoas deficientes, além de representarem uma oportunidade para relembrarmos os desafios e as lutas por melhores condições de vida”, destaca a edil.

Silvana, que é deficiente, possui um conhecimento de causa qualificado para apontar necessidades e demandas de pessoas com algum tipo de deficiência e, através de seu requerimento, espera trazer à luz um debate saudável a respeito deste tema. “Queremos promover, nas respectivas datas, atividades que envolvam toda a comunidade erechinense, a fim de desenvolver uma maior compreensão dos assuntos que concernem à deficiência, ampliando a consciência quanto às limitações e, assim, diminuindo o preconceito”, explica a vereadora.

*A vereadora Silvana Dezordi assumiu temporariamente o cargo na ausência do vereador André Jucoski (PDT), durante a última sessão ordinária.