Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam PL que repassa recursos para o Gillé

Vereadores aprovam PL que repassa recursos para o Gillé

Vereadores aprovaram, na última segunda, Projeto de Lei Executivo que repassa R$ 25 mil ao Grupo Gillé para a reforma e adequação de sua sede social.

Grupo Gillé, entidade cultural, tem como objetivo específico perpetuar a cultura italiana através da música, gastronomia e linguagem. Os homens e as mulheres são presenças renomadas nas atividades culturais da região.

Muitos de seus projetos e anseios encontram sérios entraves pelo aspecto econômico e, para tanto, o Grupo destaca que as suas promoções não cobrem as despesas, nem mesmo os gastos fixos e básicos. Diante disso, busca apoio para poder reformar sua sede social.

Valores serão usados na aquisição de tintas e materiais de construção em geral, bem como no pagamento de mão de obra, conforme Plano de Trabalho apresentado.

Leandro Basso destacou a sua satisfação em votar no projeto, pois o Gillé ressalta a cultura italiana e seus costumes. “Como esquecer o trabalho árduo de nossos imigrantes quando aqui chegaram para fazer a América, oportunidade em que formaram uma cidade e colaboraram na construção de uma Nação. As cantorias, as iguarias, as danças e as músicas, um esforço constante para manter viva a cultura”.

Zé da Cruz destacou o belíssimo trabalho executado pelo Gillé na cultuação da etnia italiana no município de Erechim. “Recurso justo ao Grupo que tanto nos orgulha e a todo o município e região”.

Eni Scandolara destacou o trabalho de preservação da cultura italiana. “Um orgulho para a comunidade. Recurso com retorno garantido em nome da cultura. Temos o dever de preservar a história e a trajetória que muito nos orgulha”.

Ernani Mello ressaltou a luta do Gillé, dia após dia para preservar a cultura italiana para Erechim e Estado, “representando Erechim além fronteiras”.

Valdemar Loch destacou a satisfação em estar votando o projeto, como elogiou o Executivo Municipal pela iniciativa. “Aprovamos e acompanhamos o trabalho do Grupo”.

Lucas Farina também enalteceu a parceria com o Poder Público como fator importante no reconhecimento do Grupo na reforma da sede. Destacou o trabalho voluntário que é executado pelos seus membros.

Fernando Barp também falou da alegria em fazer parte, a partir de agora, do Grupo Gillé, momento em que lembrou a sua família, de origem italiana e a preservação dos costumes de geração à geração.

Finalizando, Nadir destacou o trabalho do Grupo e aproveitou para enaltecer a revitalização do Centro Cultural 25 de Julho que se apresenta como uma das melhores casas de espetáculos do Rio Grande do Sul.