Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Fávero e Vânia prestam homenagem a Nico Fagundes

Vereadores Fávero e Vânia prestam homenagem a Nico Fagundes

“Poeta, estudioso da alma e tradições gaúchas, do que tinha o maior orgulho era ser gaúcho. Estudou a vida inteira, polivalente, advogado, antropólogo, radialista, historiador, compositor e apresentador com a maior duração no ar de um programa em uma única emissora. Alegretense de nascimento, compôs o Canto Alegretense em homenagem a sua terra natal, obra que levou a cultura do Estado para fora do Brasil”, destaca.

Em 1954 foi parceiro na poesia e na divulgação da obra do Movimento Tradicionalista Gaúcho, como Mestre e Antropólogo, pesquisou a formação, identidade e os costumes típicos do sul através de livros, poemas e canções, e sua atuação nos meios de comunicação levou o seu trabalho para todos os recantos do Rio Grande do Sul.

Fávero lembrou que no cinema representou o líder Bento Gonçalves, participou da série “O tempo e o vento” da Rede Globo, “Negrinho do Pastoreio” e o “Grande Rodeio. Escreveu Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul, Histórias do Rio Grande do Sul, Revolução Farroupilha, Combate da Ponte de Ibirapuitã e Indumentária Gaúcha.

No ano de 1982 ficou definitivamente ligado ao programa Galpão Crioulo, definido por Nico como a maior vitrine da música gaúcha, foi criador do bordão Bom dia gaúchos e gaúchas de todas as querências, um dos mais conhecidos do gauchismo e que o ajudou a se tornar uma das principais referências do folclore do Estado.

Em 1990 cria o maior e mais abrangente grupo de cavaleiros da paz, envolvendo sempre os roteiros internacionais, difundindo a paz entre as pessoas. Em 2013 publicou o primeiro volume denominado “Aguas da minha terra”, com poemas inéditos. Não abria mão de compromissos e a sua última participação em público foi como jurado da Décima Oitava Tertúlia Musical de Santa Maria.

“Dentro das atribuições que me são concedidas¨, extensivas a vereadora Vânia Miola, procuramos fazer o nosso agradecimento a Nico Fagundes, ícone da cultura e tradição gaúcha”.