Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Rafael Ayub e Nadir Barbosa participam de reunião com vice-governador

por Karine Heller publicado 30/01/2019 11h36, última modificação 30/01/2019 11h36

Na tarde de terça-feira (29) os vereadores Rafael Ayub (MDB) e Nadir Barbosa (MDB) participaram de reuniões importantes em Porto Alegre em prol da segurança de Erechim e região do Alto Uruguai gaúcho.

Representaram a Casa Legislativa no gabinete do vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira, onde esteve em pauta o presídio de Erechim. Ainda, participaram da reunião o prefeito municipal, Luiz Francisco Schmidt, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, a promotora de Justiça local Karina Albuquerque Denicol, juntamente com demais autoridades e representantes de entidades como Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho da Comunidade, Susep, Brigada Militar, Consepro e lideranças regionais.

O vice-governador explicitou que o atual governo entende que a questão penitenciária deve ser tratada de forma diferente e, inclusive, que o Executivo planeja colocar em atuação a Secretaria de Administração Penitenciária nos próximos meses. “Existem mais de 40 mil presidiários e um déficit de 12 mil vagas que precisa ser solucionado. Entretanto, estamos realizando estudos para definir uma meta de construção de unidades prisionais mais modernas e seguras durante os quatro anos de governo, para diminuir esta carência, sendo que o modelo das permutas e parcerias público-privadas para estas construções deve continuar”, destacou Ranolfo.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles vem acompanhando a questão. “Há um inquérito civil que tramita sobre o tema na Promotoria de Justiça e a intenção é buscar uma solução pela via extrajudicial”, pontuou Dornelles.

Na sequência, Karina Denicol relatou sobre a situação precária da atual Penitenciária Estadual de Erechim, que apresenta inúmeros problemas de estrutura. No início deste ano, um muro interno da penitenciária desabou.

Ainda se manifestaram o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt reforçando que o Executivo disponibilizará a área para construção do novo presídio.

O vereador Rafael Ayub destacou que “existe uma união de poderes públicos, entidades públicas e privadas e comunidade em geral que já auxiliam os órgãos de segurança e que aguardam a efetivação do novo Complexo Prisional”.

Conforme os participantes da reunião, algumas das tratativas para a construção do novo presídio, através de permuta de imóveis do Estado por área construída, estão encaminhadas, mas ainda faltam pontos para serem definidos.