Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Rafael Ayub e Nadir Barbosa participam de reunião com vice-governador

Vereadores Rafael Ayub e Nadir Barbosa participam de reunião com vice-governador

por Karine Heller publicado 30/01/2019 11h36, última modificação 30/01/2019 11h36

Na tarde de terça-feira (29) os vereadores Rafael Ayub (MDB) e Nadir Barbosa (MDB) participaram de reuniões importantes em Porto Alegre em prol da segurança de Erechim e região do Alto Uruguai gaúcho.

Representaram a Casa Legislativa no gabinete do vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira, onde esteve em pauta o presídio de Erechim. Ainda, participaram da reunião o prefeito municipal, Luiz Francisco Schmidt, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, a promotora de Justiça local Karina Albuquerque Denicol, juntamente com demais autoridades e representantes de entidades como Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho da Comunidade, Susep, Brigada Militar, Consepro e lideranças regionais.

O vice-governador explicitou que o atual governo entende que a questão penitenciária deve ser tratada de forma diferente e, inclusive, que o Executivo planeja colocar em atuação a Secretaria de Administração Penitenciária nos próximos meses. “Existem mais de 40 mil presidiários e um déficit de 12 mil vagas que precisa ser solucionado. Entretanto, estamos realizando estudos para definir uma meta de construção de unidades prisionais mais modernas e seguras durante os quatro anos de governo, para diminuir esta carência, sendo que o modelo das permutas e parcerias público-privadas para estas construções deve continuar”, destacou Ranolfo.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles vem acompanhando a questão. “Há um inquérito civil que tramita sobre o tema na Promotoria de Justiça e a intenção é buscar uma solução pela via extrajudicial”, pontuou Dornelles.

Na sequência, Karina Denicol relatou sobre a situação precária da atual Penitenciária Estadual de Erechim, que apresenta inúmeros problemas de estrutura. No início deste ano, um muro interno da penitenciária desabou.

Ainda se manifestaram o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt reforçando que o Executivo disponibilizará a área para construção do novo presídio.

O vereador Rafael Ayub destacou que “existe uma união de poderes públicos, entidades públicas e privadas e comunidade em geral que já auxiliam os órgãos de segurança e que aguardam a efetivação do novo Complexo Prisional”.

Conforme os participantes da reunião, algumas das tratativas para a construção do novo presídio, através de permuta de imóveis do Estado por área construída, estão encaminhadas, mas ainda faltam pontos para serem definidos.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.