Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Votos de Congratulações pela passagem dos 100 anos de Maria Ondina Samuel

Votos de Congratulações pela passagem dos 100 anos de Maria Ondina Samuel

Vereadores aprovaram envio de Votos de Congratulações, de autoria do vereador Zé da Cruz, vice-presidente da Casa, pela passagem dos 100 anos de idade da senhora Maria Ondina Samuel, a vó Mariquinha.

Maria nasceu em 1915 em Quatro Irmãos, então Distrito de Erechim. Filha de Amâncio Gomes e Virgínia Padilha Gomes, mais tarde muda-se para Chapadão, atualmente município de Paulo Bento.

Em 1930, com 15 anos, casou com Valdelino Samuel. Tiveram sete filhos, que lhes derem 27 netos, 34 bisnetos e cinco tataranetos. Valdelino faleceu no dia 22 de fevereiro de 1970. Maria Ondina passou a viver com o filho caçula, Adálio, já falecido, e com a nora Rita em Erechim.

Maria Ondina tem perto de uma centena de afilhados e afilhadas. Aprendeu a ler e a escrever sem frequentar muito a escola por falta de oportunidades. Além dos afazeres domésticos, tem o dom de benzer. É procurada por muitas pessoas por acreditar no seu benzimento.   Ajudou muitas pessoas, especialmente na busca de saúde. “Em maio de 2010, por sugestão deste vereador, foi homenageada pela data do Dia Internacional da Mulher, lhe concedendo Menção Honrosa. Religiosa, é devota de Nossa Senhora Aparecida e participativa. Aprecia festas de Centros de Tradições Gaúchas, não dispensando a cerveja preta”, finaliza.