Notícias

Vereadores definem líderes das bancadas para 2023
Ale Dal Zotto, Anacleto Zanella, Anax Pezzin, André Jucoski, Carlos Lemos, Claudemir de Araújo, Renan Soccol, Romildo Protetor e Sandra Picoli serão os líderes; Fifo Parenti segue líder de governo
PUBLICADO EM 20/01/2023 - 10:27

A cada início de ano, os representantes do Poder Legislativo encaminham definições em diversas áreas visando o pleno funcionamento das atividades em benefício da comunidade erechinense. Na última semana, foram escolhidos os parlamentares que assumirão a liderança de suas respectivas bancadas ao longo de 2023. Esta importante e necessária função será desempenhada pelos vereadores Ale Dal Zotto (PSB), Anacleto Zanella (PT), Anax Pezzin (Republicanos), André Jucoski (PDT), Carlos Lemos (PSDB), Claudemir de Araújo (PTB), Renan Soccol (Progressistas), Romildo Protetor (MDB) e Sandra Picoli (PCdoB).

Sobre a liderança de bancada

O vereador responsável por liderar uma bancada na Câmara tem atribuições bastante específicas, como a intermediação entre seus colegas de partido e a Mesa Diretora, e o encaminhamento e a orientação de votações de projetos e a utilização do expediente “Comunicação de Lideranças” durante as sessões ordinárias e extraordinárias, quando fala em nome dos demais. Não há qualquer tipo de remuneração extra para a função.

Liderança de governo permanece com o vereador Fifo Parenti

Representante do Legislativo junto ao Executivo, o parlamentar líder de governo também tem papel fundamental tanto na relação entre os poderes quanto no encaminhamento de demandas da Câmara à Prefeitura, bem como na explicação de projetos durante as deliberações em sessões. Líder de governo nos últimos dois anos, o vereador Fifo Parenti (MDB) foi escolhido pelo bloco da maioria para continuar na função em 2023.