Emoção e valorização da história de Erechim marcam a inauguração do espaço físico do Memorial Legislativo
Diversos ex-vereadores participaram do evento que apresentou mais uma etapa do projeto
PUBLICADO EM 26/10/2023 - 16:11

Um momento histórico para exaltar a importância da preservação da história. A manhã desta quinta-feira (26) reuniu diversas gerações de pessoas cujas trajetórias marcaram a política erechinense para a inauguração do espaço físico do Memorial Legislativo. O evento realizado no plenário teve a presença de muitos ex-vereadores, que acompanharam à solenidade, ao ato inaugural e posteriormente conheceram o local, no subsolo da Câmara. O projeto, que se tornou lei municipal em 2021, conta com a coordenação da vereadora licenciada e atual secretária da Fazenda, Ana Oliveira, participação da Diretoria de Comunicação, TV Câmara e voluntários, além de parceria com a Secretaria de Cultura e Esporte e o Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font.

A tradicional mesa de honra da atividade, além de autoridades como o prefeito Paulo Polis, o presidente Serginho Bento (PT), a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, e a coordenadora Ana Oliveira, teve a ilustre presença da ex-vereadora Therezinha Peccin e do ex-vereador Ivan Zanardo – dois dos mais antigos parlamentares vivos do município. Em seu pronunciamento na tribuna, o presidente do Legislativo frisou a importância de reconhecer o trabalho de quem deixou um legado para Erechim. “Acompanhar esta história é ensinar com os erros e continuar com os acertos, mas, principalmente, inspirar pessoas a darem continuidade ao trabalho honroso dos vereadores”, disse Serginho. Na mesma linha, o prefeito Polis destacou a necessidade de um espaço como o Memorial Legislativo para explicar às novas gerações como a cidade foi construída. “Povo que não cuida, que não lembra da sua história, tem dificuldade de construir o seu futuro. Isso vale para tudo, inclusive para as relações humanas. É preciso reconhecer a história das pessoas”, afirmou.

“Registro oficial e perene da construção da democracia”

O projeto do Memorial Legislativo teve início no primeiro ano da atual legislatura, em 2021, quando Ana Oliveira presidiu a Câmara. Desde então, a coordenadora da iniciativa não mediu esforços para entregar aos erechinenses um espaço capaz de proporcionar uma volta ao passado através de muitas informações e materiais disponibilizados a quem visitar o local. “Este memorial vem com o propósito de levar às gerações futuras o mais próximo das páginas já escritas da história. Esse espaço que estamos colocando à disposição da comunidade é o registro oficial da construção da democracia. Que esse sentimento permaneça, e que possamos diariamente honrar nossa história, reverenciando o passado, vivenciando o presente e desenhando o futuro”, exaltou Ana. Ex-vereador vivo com mais mandatos (cinco), Luiz Deonísio Silva de Brito representou os parlamentares que passaram pela Câmara e fez um agradecimento especial aos que não deixam o passado ser esquecido. “Muitas vezes, quem passa deixa de ser lembrado. Por isso, esta é uma iniciativa brilhante. Tenho certeza que a gratidão é de todos os ex-vereadores aqui presentes. Sempre procuramos fazer o melhor por nossa comunidade”, salientou.

O que encontrar no Memorial Legislativo?

Além das galerias virtuais de ex-presidentes e vereadoras – inauguradas em 2021 – o novo espaço do Memorial Legislativo traz uma série de fatos que, ao longo das décadas, construíram a rica trajetória da Capital da Amizade, em especial na política. São diversos painéis contendo informações como: história detalhada do Poder Legislativo erechinense; relação de todas as legislaturas; linha do tempo de acontecimentos políticos marcantes; hinos e símbolos municipais, além de exposição de itens históricos, honrarias concedidas pelo parlamento e a simulação de como eram os gabinetes dos vereadores antigamente, entre outros detalhes. O Memorial Legislativo é aberto à população durante os horários de funcionamento da Câmara, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.