Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada na segunda-feira (6), os parlamentares aprovaram o projeto de lei de autoria do vereador Anax Pezzin (Republicanos), que dispõe sobre o ordenamento territorial e horário de funcionamento das entidades de tiro desportivo de Erechim. A proposta flexibiliza o recente decreto federal que impõe restrições de horário e distanciamento em relação a outros estabelecimentos de ensino.
Conforme explica o parlamentar, por se tratar de uma prática esportiva, o poder público não deveria dificultar o acesso da população com as restrições impostas. “É fundamental destacar que os clubes de tiro são espaços completamente fechados, sem acesso visual interno a partir do exterior e dotados de equipamentos de segurança aprovados pelo Exército Brasileiro. Além disso, o acesso e seus frequentadores são identificados e habilitados para prática ou interesse no esporte”, frisa.
Anax ainda ressalta a importância desta modalidade para seus usuários, enfatizando ainda a relevância histórica do tiro desportivo para o Brasil, uma vez que a primeira medalha de ouro do país em Jogos Olímpicos foi neste esporte, em 1920. “O tiro desportivo é uma atividade que tem atraído um número crescente de praticantes em nossa cidade. Esta modalidade contribui para a melhoria da habilidade física e técnica, além de promover o senso de responsabilidade, disciplina e respeito pelas normas de segurança do esporte”, completa.