No dia 25 deste mês, será realizada a tradicional sessão especial alusiva à Semana Municipal do Meio Ambiente, que em sua 21ª edição terá o tema “Meio Ambiente em Cena”. Na ocasião, haverá a entrega do Certificado Ambiental Dr. Sérgio Benito Maccagnini a duas iniciativas que têm se destacado em razão da sustentabilidade e com impacto positivo na natureza: a horta agroecológica comunitária da Associação Reciclando pela Vida e o projeto Rally Carbono Zero, realizado pelo Erechim Auto Esporte Clube. As indicações foram feitas em parceria do Poder Legislativo com a Secretaria de Meio Ambiente. A sessão ocorrerá no plenário da Câmara de Vereadores, às 14h, e será transmitida pela TV Câmara em seu canal no Youtube.
Horta agroecológica
Instalado no pátio da Associação Reciclando pela Vida, o projeto “Horta Agroecológica Comunitária: Vida Digna da Mulher e Soberania Alimentar” foi idealizado juntamente com o Coletivo Hip Hop de Erechim e estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e contou com assessoria do Centro e Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) para participar de um edital lançado pelo Programa de Pequenos Projetos da Fundação Luterana de Diaconia em 2022. A proposta foi contemplada, gerando uma nova perspectiva na realidade dos integrantes da associação e de suas famílias, já que a atividade agroecológica traz novas experiências e aprendizados, e os alimentos produzidos podem ser incorporados ao cardápio, contribuindo com a segurança alimentar de forma saudável.
Rally Carbono Zero
Iniciado em 2013 pelo Erechim Auto Esporte Clube, o projeto “Rally Carbono Zero” realiza um importante trabalho em benefício do meio ambiente, através da compensação integral da emissão de CO2 gerada durante o Erechim Rally Brasil por meio de reflorestamento e aquisição de créditos de carbono. O plantio de árvores é reconhecidamente uma das maneiras mais eficazes de auxílio na redução de impactos ambientais, já que durante o processo de crescimento e ao longo de sua vida, uma única muda é capaz de absorver cerca de 22 kg de CO2 por ano, o que contribui no combate às mudanças climáticas.
Fotos: CMVE e Erechim Rally Brasil