Vereador Carlos Lemos homenageia Naídes Pereira dos Santos da Silva com nome de rua
O projeto de lei presta homenagem a mulher que deixou um grande legado não apenas por ensinar corte e costura, mas por acolher inúmeras pessoas com o dom que recebeu para benzer
PUBLICADO EM 09/10/2023 - 16:10

 

Os representantes do Poder Legislativo erechinense aprovaram por unanimidade, durante a 34ª Sessão Ordinária da última segunda-feira (09), o projeto de lei de autoria do vereador Carlos Lemos (PSDB) que presta homenagem a uma pessoa que deixou um grande legado não apenas por ensinar corte e costura, mas por acolher inúmeras pessoas com o dom que recebeu para benzer. A legislação aprovada define a nomenclatura de uma via pública no Loteamento Fiebig X como Rua Naídes Pereira dos Santos da Silva – Benzedeira. Na oportunidade, a família da homenageada esteve presente no plenário da Câmara e acompanhou à votação.

Para o Vereador Carlos Lemos “O reconhecimento do nome de Naídes em forma de nome de rua cria, ainda mais, uma conexão com a sociedade, deixa registrado uma herança cultural e uma contribuição significativa na sociedade. Da mesma celebrando, não apenas o que ela fez, mas também o que ela representou. Ela representava a compaixão, a resiliência e a força que todos nós devemos aspirar a alcançar em nossas próprias vidas.”

 Sobre a homenageada – Naídes, nasceu em Passo Fundo no dia 21 de maio de 1931, filha de Luiza Balbina dos Santos e Marcos Pereira dos Santos. A mãe cuidava de um bar em Quatro Irmãos enquanto o pai era tropeiro, levava gado para vender, foi roubado e morto quando voltava para casa de uma venda de gado, ela tinha apenas 2 anos de idade. Conheceu o esposo Claudio Fagundes da Silva em Quatro Irmãos, quando na época ele era ferroviário. Os dois tiveram 8 filhos, 5 já falecidos, 14 netos e 7 bisnetos.

Costureira, ensinava corte e costura para quem quisesse aprender. Mas era conhecida por ser benzedeira, e era chamada carinhosamente de “Vozinha que benzia”.

Dona Naídes recebeu os conhecimentos do benzimento de sua mãe e de sua sogra, suas habilidades especiais ajudaram muitas pessoas, de crianças a adultos, sempre benzia a todos com muita fé. A bondade, empatia e disposição para ajudar os outros sempre foram suas marcas registradas. Ela sempre esteve pronta para estender uma mão amiga, para ouvir e compreender, e para ser um farol de luz para todos que a procuravam para os benzimentos.

Naídes Pereira dos Santos da Silva faleceu em 24 de fevereiro de 2017.