Vereadora Sandra Picoli solicita que seja agilizado o monitoramento por tornozeleira eletrônica em agressores de mulheres
Medida tem como objetivo de prevenir feminicídios, evitando que agressores se aproximem de vítimas amparadas por medidas protetivas de urgência
PUBLICADO EM 01/11/2023 - 09:31

Na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (30), foi lido no plenário da Câmara o pedido de providências em que a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) solicita que seja agilizado no município e na região do Alto Uruguai o monitoramento via tornozeleira eletrônica de agressores de mulheres. A medida foi implantada pelo governo do Rio Grande do Sul em maio – inicialmente em Porto Alegre e Canoas – com o objetivo de prevenir feminicídios, evitando que agressores se aproximem de vítimas amparadas por medidas protetivas de urgência deferidas pela justiça com base na Lei Maria da Penha.

A parlamentar ressalta que, em razão do caráter protetivo que a medida tem para mulheres vítimas de violência, é necessário que todas as cidades contem com o monitoramento o quanto antes. “Nosso país tem a quinta maior taxa de feminicídio do mundo, e em Erechim temos visto diversas ocorrências nos últimos meses, com algumas mulheres sendo até mesmo assassinadas”, frisa Sandra. Após a leitura no plenário, a demanda foi encaminhada ao setor competente.

Melhorias em sinalização

Na mesma sessão, a vereadora também solicitou ao Poder Executivo a pintura de faixas de segurança e melhorias na sinalização do entroncamento entre a Rua Osmar Rossi e a Avenida Santo Dal Bosco, no Bairro Três Vendas. “Esta demanda tem por finalidade garantir maior segurança e proteção a quem atravessa a via, deixando o trânsito mais organizado e evitando possíveis acidentes”, afirma.