Ana Oliveira apresenta projeto que proíbe contratação de condenados pela Lei Maria da Penha
Ana Oliveira apresenta projeto que proíbe contratação de condenados pela Lei Maria da Penha
PUBLICADO EM 30/03/2022 - 16:37

A vereadora Ana Oliveira (MDB) protocolou na manhã desta quarta-feira,30, sugestão de Projeto de Lei que proíbe a contratação de condenados pela Lei Federal Maria da Penha, por parte do Poder Público Municipal, bem como impede nomeação em cargo público.

 

Segundo a parlamentar, é imprescindível se comprometer com o enfrentamento à violência de gênero, já que desde 2016 que a Organização das Nações Unidas – ONU-declarou a violência contra a mulher como uma pandemia. “Se igualada ao contexto da pandemia da covid-19, a 14ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra mais uma vez que a violência de gênero não tem freio: os homicídios dolosos de mulheres e os feminicídios tiveram crescimento no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, o número de vítimas do sexo feminino aumentou de 1.834 para 1.861, um acréscimo de 1,5%”, explica.

Os feminicídios também cresceram. O aumento foi de 636 para 648 vítimas, ou seja, 1,9%. Os dados foram compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, baseados em informações das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social.