Com o plenário da Câmara lotado na noite desta terça-feira (14), o Poder Legislativo erechinense celebrou uma importante marca de uma das mais importantes instituições de ensino do município. A partir de homenagem proposta pelo vereador Fifo Parenti (MDB), o Colégio Franciscano São José recebeu Menção Honrosa em sessão solene alusiva ao seu aniversário de 100 anos, a ser comemorado no próximo domingo (19), dia dedicado ao santo padroeiro de Erechim e que dá nome ao educandário. Na oportunidade, o hino especial para tão importante data foi interpretado pela professora de música Aline Bellé.
“Pessoas envolvidas por uma causa nobre”
Ex-aluno do colégio, o parlamentar proponente da sessão dedicou seu discurso na tribuna ao reconhecimento a quem fez e continua fazendo tanto pela educação de milhares de jovens ao longo de um século de história. “É o movimento de pessoas envolvidas por uma causa nobre, como a educação, que hoje estamos celebrando. É isto que me emociona. Nosso compromisso não é apenas com os que hoje estão no Colégio São José, nem apenas com aqueles que virão. Mas é também honrar aqueles que pensaram e que, com esforços imensuráveis, criaram o Colégio São Jose”, exaltou Fifo.
A homenagem foi subscrita ainda pelos vereadores Anax Pezzin (Republicanos), Claudemir de Araújo (PTB) e André Jucoski (PDT). Este último, por sua ligação como ex-professor da instituição, também se pronunciou, recordando sua passagem e elogiando a maneira com que a escola cuida de seus funcionários. “O São José concedeu a mim e a um número significativo de pessoas poder contribuir para a formação de milhares de crianças e jovens que hoje seguem suas missões, deixando uma marca na sociedade”, destacou. Já o vice-prefeito Flávio Tirello elogiou a capacidade dos educadores em formarem boas pessoas. “É tanto trabalho realizado nestes 100 anos, que escolhi confiar meus filhos ao São José, pois de lá tenho boas lembranças, confiança, e sei que formam, além de pessoas com bom conhecimento, pessoas com bom coração”.
“O sonho dos nossos fundadores está cada vez mais vivo”
Representando a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, mantenedora do Colégio São José, a Irmã Vera Coutinho relembrou a trajetória do educandário e ressaltou a importância de dar continuidade aos ideais de seus fundadores. “Homenagear este colégio é honrar os que pensaram, implementaram, construíram e fizeram crescer um grande sonho, um grande projeto. Assumimos o desafio de transmitir conhecimento, evangelizamos através da educação, tornando o sonho dos nossos fundadores cada vez mais vivo e dinâmico”, disse. Para o diretor geral Leocir Oldra, comemorar o centenário é a oportunidade de renovar os votos de compromisso com a educação, não esquecendo dos valores humanos, éticos e morais. “O São José é referência na educação, formando gerações de estudantes comprometidos com a ética, solidariedade e justiça social, oferecendo oportunidades para a vivência da fé que se expressa em ações concretas”, refletiu.