Com repasse de R$ 500 mil do Legislativo, novo Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Terezinha é inaugurado
Valor foi utilizado para compra de nova máquina de raio x digital e remodelação completa do espaço
PUBLICADO EM 15/07/2023 - 10:46

Prioridade nos repasses de verbas do Poder Legislativo, a área da saúde mais uma vez rendeu uma excelente notícia para a comunidade erechinense: foi entregue à comunidade neste sábado (15) o novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE). A remodelação do espaço, bem como a compra de um novo aparelho de raio x digital, foram viabilizadas através da destinação de R$ 500 mil em recursos das sobras orçamentárias da Câmara durante o mandato da vereadora Ana Oliveira (MDB) como presidente, em 2021.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades municipais e regionais, dentre as quais o atual presidente do Legislativo, vereador Serginho Bento (PT), que destaca a importância da parceria entre os poderes para tornar realidade uma iniciativa que há muito tempo era aguardada pela comunidade. “A comunidade erechinense tinha muita expectativa em relação a esta melhoria, já que se trata de um setor com muitas demandas e que, em razão de um equipamento antigo, já não dava conta de maneira satisfatória. Todos os 17 vereadores tiveram papel fundamental para que o repasse desta verba se concretizasse, e agora o resultado está aí, um equipamento de ponta que tornará a realização de exames mais ágil e precisa”, destaca.

O novo CDI

Já em funcionamento, o novo CDI passou por uma grande obra de remodelação de seu espaço, com substituição do piso, portas, sanitários, pintura e novo forro de gesso high clean, que facilita os serviços de manutenção das redes elétrica, hidráulica e de gás. A principal novidade, a moderna máquina de ressonância digital, tornará o serviço mais qualificado e aumentará o acesso da população a exames como mamografia, raio x, tomografia e ultrassonografia. Atualmente, a direção do hospital trabalha para concluir a segunda etapa, que contempla a instalação de um novo mamógrafo digital. De acordo com o diretor executivo da FHSTE, Jackson Arpini, o Poder Legislativo teve papel fundamental para estas conquistas. “Esta é uma obra importante, que só foi possível graças a sensibilização dos vereadores, que ajudaram a efetiva essa demanda. O recurso possibilitou não só a aquisição do aparelho, mas também a revitalização do espaço como um todo. Foi uma construção coletiva. Além disso, esse novo CDI vem ao encontro das demandas da FHSTE que atua para atender com cada vez mais eficiência e qualidade tecnológica com equipamentos de ponta a população regional”, observa.

Para o prefeito Paulo Polis, essa é mais uma conquista coletiva que traz melhorias significativas para a saúde pública de Erechim e Região Norte. “O nosso Hospital Santa Terezinha é referência regional no atendimento pelo SUS. Por isso, hoje é mais um dia em que celebramos avanços que estão disponíveis para a promoção da saúde. Esse é um momento muito importante para a cidade e a população. O Hospital Santa Terezinha representa o cuidado com as pessoas e um atendimento especializado. Ele envolve um olhar especial sobre o hospital, que já avançou muito nos últimos anos e receberá ainda mais investimentos para atender a população de forma qualificada. Esse é um compromisso que assumimos e que estamos cumprindo”, afirma.

Fotos: Prefeitura de Erechim