Após um amplo debate entre a presidente Ana Oliveira (MDB) e o vereador Renan Soccol (Progressitas), juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Secretaria Municipal de Obras, foi protocolado na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (12), o projeto de lei que visa a instalação de parklets em Erechim. Posteriormente, o projeto irá pra votação no plenário.
O uso e extensão do passeio público, denominado parklet, é a implantação de plataforma sobre a área antes ocupada por veículos na via pública, equipada com bancos, floreiras, mesas, cadeiras e guarda-sóis, extensão de passeios sobre as vias e logradouros a fim de promover uma ampliação dos espaços de fruição pública que propiciem lazer, convivência e recreação para a população.
A regulamentação para a utilização destes espaços, a exemplo de outras cidades desenvolvidas, busca maior qualidade de vida e bem-estar, humanizando e melhorando a paisagem urbana, além de incentivar o comércio local em uma cidade para as pessoas. "Em breve poderemos contar com novos espaços públicos de convivência e lazer pelas ruas da nossa cidade, construídos pela iniciativa privada, portanto sem custos ao município", afirma Ana.
Para Soccol, estes espaços contribuem para o embelezamento da cidade, além de proporcionar a população mais estes espaços de convivência para seu lazer. "A viabilização do projeto dos parklet´s também é uma clara demonstração de como a parceria do poder público e iniciativa privada pode render excelentes frutos, uma vez que a prefeitura não terá qualquer tipo de custo na instalação destes espaços", destaca.