Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Vereadores de Erechim realizou atividades com todas as funcionárias na manhã desta terça-feira (8), como forma de homenageá-las e propor reflexões acerca do empoderamento feminino.
Durante a confraternização entre as mulheres que trabalham na Casa Legislativa, as vereadoras Sandra Picoli (PCdoB), que estava como presidente em exercício durante a atividade, e Ana Oliveira (MDB) ressaltam a importância e o significado da data, do amor próprio e da autoestima das mulheres. “Não foi uma singela homenagem, foi uma homenagem muito ampla. Tratou de segurança, de proteção, nos ensinou a elevar a nossa autoestima e o nosso autoconhecimento”, afirma Ana, frisando a relevância do evento.
Já Sandra chama atenção para a luta dos direitos das mulheres. “É uma luta histórica que precisa ter continuidade, pois avançamos muito, ainda que muito precise ser feito no Brasil e no mundo”, aponta Sandra, recordando a difícil trajetória enfrentada por mulheres no decorrer da história. “Devemos ser voz para aquelas que não têm voz, e essa data é simbólica por isso, porque mulheres foram assassinadas no momento em que decidiram se rebelar e lutar por melhores condições de trabalho”, completa a vereadora.
Também fez parte da programação uma palestra com a psicóloga Daiane Boschetto, que abordou temas referentes à autoestima e aos relacionamentos. A profissional ressaltou a importância das mulheres se valorizarem e entenderem que, apesar das diferenças, todas são belas.
Ainda durante a manhã, Felipe Losado, professor e faixa preta de taekwondo e instrutor de Yang Kwan, proporcionou às mulheres uma aula de defesa pessoal. Felipe demonstrou algumas técnicas simples e eficientes para a autodefesa. Por fim, o happy hour contou com a presença da especialista em estética facial Solange Bandiera, que falou sobre procedimentos estéticos e realizou sorteio de brindes para as servidoras.