Criada em março deste ano, a Frente Parlamentar da Educação Infantil tem como objetivo estimular o desenvolvimento de políticas públicas que proporcionem maior qualidade no setor educacional em Erechim. Após uma série de visitas a escolas de educação infantil municipais e particulares, realizadas entre julho e novembro, o grupo de vereadores elaborou um detalhado relatório sobre as agendas e, na manhã desta quinta-feira (15), o entregou à secretária municipal de Educação, Verenice Lipsch, a fim de dar continuidade ao trabalho a partir das demandas enumeradas no documento.
Participaram da reunião a presidente da Frente Parlamentar, vereadora Sandra Picoli (PCdoB), os vereadores Serginho Bento (PT) e Fifo Parenti (MDB), a assessoria do vereador Renan Soccol (Progressistas), o diretor pedagógico Fabrício Brustolin e a chefe do departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Andressa Confortin.
Apesar de melhorias necessárias, balanço é positivo
O relatório entregue pela Frente Parlamentar detalha pontos positivos e negativos observados e relatados durante as visitas às instituições de ensino. Embora melhorias pontuais sejam necessárias, o balanço feito é positivo e, de acordo com a presidente, a equipe da secretaria se comprometeu em analisar os pontos que carecem de maior atenção. “É importante manter este diálogo entre Legislativo e Executivo, principalmente por que a secretária demonstrou interesse em olhar com atenção o documento”, afirma, ressaltando que, mesmo com esta etapa encerrada, o grupo continuará atuante. “É um trabalho que precisa continuar, a Frente vai seguir ativa, se reunindo quando necessário, refazendo visitas quando necessário”, completa.
Para Sandra, o diagnóstico feito nas escolas, mais do que uma necessidade visando à melhoria da educação infantil no município, reforça uma atribuição básica dos vereadores, a de fiscalizar e cobrar ações do Executivo. “É importante para nos posicionarmos enquanto legisladores. Não podemos falar do que não conhecermos, então é muito necessário conhecer as escolas, suas estruturas física, pedagógica e de pessoal para que possamos orientar as famílias e ajudar na construção como um todo”, ressalta a vereadora.
Avaliação
Pontos positivos em escolas públicas:
§
crianças
serenas;
§
prioridade
na inclusão social dos alunos;
§
profissionais
devidamente qualificados e motivados;
§
baixa
rotatividade de profissionais;
§
material
didático excelente;
§
ambientes
aconchegantes;
§
laboratórios
de informática;
§
camas
e ambientes do sono boas;
§
variedade
de brinquedos, tanto de uso interno quanto externo (pátio);
§
salas
com estrutura física apropriada (boa ventilação e algumas com ar condicionado);
§
alimentação
balanceada.
Pontos
negativos em escolas públicas:
§
algumas
escolas sem acessibilidade;
§
danos
na edificação de alvenaria (infiltração em paredes e muros);
§
ausência
de espaço externo (pátio) em algumas escolas;
§
cobertura
de telhados danificada (goteiras), com significativas deteriorações nas escolas
‘Caic’ e ‘Othelo Rosa’.
Pontos
positivos em escolas particulares:
§
camas
e ambientes do sono boas;
§
atividades
extracurriculares (balé, musicalização...);
§
monitoramento
dos ambientes por vídeo;
§
salas
decoradas satisfatoriamente;
§
banheiros
adaptados à faixa etária e as necessidades especiais.
Pontos
negativos em escolas particulares:
§
alta
rotatividade de professores;
§
profissionais
sem a formação indicada;
§
ausência
de extintores de incêndio;
§
inexistência
de saídas de emergência;
§
carência
de melhorias em alguns ambientes (salas úmidas, sensação de abandono...);
§
espaços
físicos externos inexistentes;
§ salas pequenas;
§ alimentação com indicativo de ser
insuficiente.