Na sessão ordinária da última segunda-feira (12), foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Fifo Parenti (MDB) que denomina um canteiro central do município. A legislação define como “Largo Idyllio Segundo Badalotti” o local existente na Avenida Maurício Cardoso, em frente à Rádio Difusão. Na oportunidade, familiares do homenageado acompanharam a sessão, que contou com depoimento do parlamentar proponente e um vídeo produzido pela TV Câmara Erechim que contou um pouco de sua história.
Sobre o homenageado – Idyllio Segundo Badalotti nasceu em 17 de setembro de 1928, em Veranópolis. Ainda muito pequeno, veio com sua família para a Capital da Amizade, onde estudou e começou a trabalhar. Sua trajetória profissional mudou para sempre quando, em 1962, assumiu a gerência da Rádio Difusão Sul-Riograndense de Erechim, a qual dirigiu por mais de 50 anos. Também esteve a frente da Rádio Gaurama, fundada por ele em 1981, foi vice-presidente da Associação Gaúcha de Rádio e Televisão e teve papel de destaque na história do Esporte Clube 14 de Julho, time do qual foi fundador e ainda atuou como jogador e presidente.
“Idyllio era um cidadão competente, responsável, exigente, obstinado, de posicionamentos firmes e conhecedor dos problemas da comunidade, e comandava a Difusão com paixão, prezando pela qualidade e levando o melhor aos ouvintes”, destacou Fifo. “Contador por formação, radialista de coração e homem de família por vocação, foi exemplo de honestidade, caráter, solidariedade e amor à família e ao trabalho”, completou.