Na última segunda-feira (20), durante a realização da quinta sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense em 2023, quem esteve presente no plenário da Câmara testemunhou um momento de grande emoção em reconhecimento a uma história de vida que reforça a importância da inclusão na sociedade. A partir de proposição do vereador Ale Dal Zotto (PSB), subscrita pela vereadora Ana Oliveira (MDB), foram entregues Votos de Congratulações a Emerson Rafael Galli da Silva, recentemente formado no curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Campus Erechim, sendo o primeiro surdo a se tornar arquiteto no Rio Grande do Sul.
Na ocasião da entrega da honraria, Dal Zotto exaltou a trajetória de Emerson e sua dedicação para concluir os estudos. “Mesmo com dificuldades, foram superados todos os obstáculos para cumprir os desafios e alcançar um sonho que, sem dúvida, vai estimular pessoas que tenham alguma dificuldade e queiram manter os estudos”, exaltou, acompanhado por Ana, que foi colega do homenageado e autora da lei municipal que garante a presença em sala de aula de intérprete de Libras para acompanhamento a alunos surdos. “Foi um orgulho participar da formação do Emerson, pois, além de colega, tivemos um vínculo muito grande, de amizade e colaboração mútua. O aprendizado com ele foi imenso”, recordou a vereadora.
Em agradecimento aos Votos de Congratulações, Emerson destacou o apoio de familiares, amigos e colegas, além da acessibilidade assegurada pela universidade para que tivesse o melhor rendimento durante a graduação. “Sou o primeiro surdo formado em Arquitetura no estado. Ser surdo é muito difícil, existem muitas barreiras, mas hoje posso dizer que sou um surdo profissional”, afirmou.