No Dia Mundial da Água, Presidente do Legislativo Ale Dal Zotto promove debate sobre recursos hídricos
No Dia Mundial da Água, Presidente do Legislativo Ale Dal Zotto promove debate sobre recursos hídricos
PUBLICADO EM 23/03/2022 - 15:24

Na tarde desta terça-feira, 22, o gabinete do vereador e presidente do Legislativo, Ale Dal Zotto promoveu um encontro que teve como tema, “Água Subterrâneas – Um profundo debate sobre a situação hídrica do norte Gaúcho”. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores


O debate foi mediado pelo professor da Universidade Federal Fronteira Sul Erechim, João Paulo Bezerra. Ele é Doutor em Geografia na Linha de Pesquisa Gestão e Dinâmicas Ambientais pela UNESP e presidente do CBH Passo Fundo. Discutiu-se a poluição do Rio Tigre e a escassez de água potável para diminuir os danos causados pelo alto índice de dejetos depositados no rio, fato exposto e amplamente argumentado por Integrantes do Comitê Apuae Inhandava. Os impactos da degradação ambiental no que tange as águas subterrâneas e as bacias hidrográficas regionais foram gatilhos frente à estiagem prolongada que atinge o Rio Grande do Sul desde meados de novembro de 2021. Investimentos no monitoramento e no aprimoramento de estudos e pesquisas relacionados ao tema se fazem urgentes para que as consequências a médio e longo prazo não sejam ainda piores.

Também participaram da atividade autoridades locais e regionais, como membros da Bacia Apuae Inhandava, representantes da Corsan, Patram, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sesc, ACCIE, os vereadores Fifo Parenti, Carlinhos Magrão, Wallace Soares e Jurandir Pezzenatto (Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar) e o vice-prefeito de Paulo Bento, Vandeir Valerio Kalinovski. De forma virtual a reunião contou com a colaboração do presidente do Fórum Gaúcho de Bacias, Júlio Cardoso e do presidente do Comitê Gravatahy, Júlio Satalker além, de membro da CTAS, do CRH e do NEAS.


Ao final do debate, decidiu-se com os membros, a criação de uma Comissão para deferir sobre as pautas relacionadas às bacias e aquíferos, direcionando as demandas aos Órgãos e Instituições competentes.