Na tarde desta terça-feira, 22, o gabinete do vereador e presidente do Legislativo, Ale Dal Zotto promoveu um encontro que teve como tema, “Água Subterrâneas – Um profundo debate sobre a situação hídrica do norte Gaúcho”. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores
O debate foi mediado pelo professor da Universidade Federal Fronteira Sul Erechim, João Paulo Bezerra. Ele é Doutor em Geografia na Linha de Pesquisa Gestão e Dinâmicas Ambientais pela UNESP e presidente do CBH Passo Fundo. Discutiu-se a poluição do Rio Tigre e a escassez de água potável para diminuir os danos causados pelo alto índice de dejetos depositados no rio, fato exposto e amplamente argumentado por Integrantes do Comitê Apuae Inhandava. Os impactos da degradação ambiental no que tange as águas subterrâneas e as bacias hidrográficas regionais foram gatilhos frente à estiagem prolongada que atinge o Rio Grande do Sul desde meados de novembro de 2021. Investimentos no monitoramento e no aprimoramento de estudos e pesquisas relacionados ao tema se fazem urgentes para que as consequências a médio e longo prazo não sejam ainda piores.
Também participaram da atividade autoridades locais e regionais, como membros da Bacia Apuae Inhandava, representantes da Corsan, Patram, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sesc, ACCIE, os vereadores Fifo Parenti, Carlinhos Magrão, Wallace Soares e Jurandir Pezzenatto (Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar) e o vice-prefeito de Paulo Bento, Vandeir Valerio Kalinovski. De forma virtual a reunião contou com a colaboração do presidente do Fórum Gaúcho de Bacias, Júlio Cardoso e do presidente do Comitê Gravatahy, Júlio Satalker além, de membro da CTAS, do CRH e do NEAS.
Ao final do debate, decidiu-se com os membros, a criação de uma Comissão para deferir sobre as pautas relacionadas às bacias e aquíferos, direcionando as demandas aos Órgãos e Instituições competentes.