Programa Sentinela reforça importância do combate à criminalidade e presta homenagem à Miguel Gotler
Iniciativa atua desde 2017 em Erechim e tem papel fundamental na redução de índices de criminalidade no município
PUBLICADO EM 31/03/2023 - 16:46

Na tarde desta sexta-feira (31), o plenário da Câmara Municipal de Vereadores foi ocupado para um importante evento que reuniu diversas autoridades de diferentes esferas da sociedade erechinense. Na oportunidade, foi apresentado o Programa Sentinela de Vigilância Eletrônica de Erechim, que desde 2017 tem papel fundamental na segurança da população através de uma moderna central de videomonitoramento, que funciona junto ao 13º Batalhão de Polícia Militar.

Compuseram a mesa de honra da atividade o presidente do Poder Legislativo, Serginho Bento (PT); o prefeito Paulo Polis; o juiz Samuel Borges; o promotor de Justiça Gustavo Burgos de Oliveira; o comandante do 13º BPM, major André Konigonis; o delegado Germano Alves Lima; o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO), Jandir Santolin; o coordenador do Programa Sentinela, José Gelso Miola; e Arlei Cavaletti, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER).

Ao longo dos últimos anos, o Programa Sentinela ajudou a reduzir em mais de 60% os índices de criminalidade no município, através de mais de 250 câmeras instaladas em diversas áreas da cidade que operam 24 horas por dia, de forma integrada, transmitindo imagens em tempo real para a central. Também têm sido utilizadas tecnologias avançadas e eficientes, como câmeras de leitura de placas veiculares e dispositivos completos de reconhecimento facial, além do recente cercamento eletrônico. Para o presidente da Câmara, iniciativas como essa precisam ser incentivadas pelo poder público, já que beneficiam diretamente toda a comunidade. “O Legislativo é parceiro do Programa Sentinela, o qual temos repassado diversos recursos, e continuaremos auxiliando no que for necessário. A diminuição da criminalidade no município se deve muito a isso”, frisou.

Homenagem a Miguel Gotler

Presidente do CONSEPRO durante 32 anos e um dos responsáveis pela implantação do Programa Sentinela no município, Miguel Gotler faleceu no ano passado. Como forma de valorizar sua contribuição e eternizar seu legado, a principal sala de vigilância do programa será denominada “Sala Miguel Gotler de Vigilância Eletrônica”. A família do homenageado participou da atividade e seu filho Mauro Gotler agradeceu a lembrança. “Ao ver esta homenagem, fica fácil entender o legado do Seu Miguel, vendo a comunidade de Erechim reunida com tanto carinho, reconhecendo seu trabalho e tudo o que ele fez para nossa cidade, região e até mesmo estado”, agradeceu.