Projeto do vereador Ale Dal Zotto institui no município a Política de Incentivo à Economia Criativa
Projeto do vereador Ale Dal Zotto institui no município a Política de Incentivo à Economia Criativa
PUBLICADO EM 19/10/2021 - 00:00

Com o objetivo de destacar uma atividade bastante difundida no município e movimentar a economia de forma positiva, os parlamentares aprovaram, na sessão ordinária da última segunda-feira (18), o projeto do vereador Ale Dal Zotto (PSB) que institui no município a Política de Incentivo à Economia Criativa. A ideia consiste em valorizar e promover ainda mais a diversidade das expressões culturais existentes em Erechim, de modo a garantir sua originalidade e potencial de crescimento.

Conforme definiu a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a economia criativa é ?um conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento com uma dimensão de desenvolvimento e ligações transversais a níveis macro e micro à economia global?. Para Dal Zotto, é possível e necessário unir os setores cultural e econômico a fim de proporcionar ganho nos dois âmbitos. ?Nossa cidade é rica em diversidade cultural, contamos com uma escola pública de Belas Artes, centro cultural, arquivo histórico, grupos étnicos, entre outros. É possível transformar toda essa riqueza em bens de produção, e assim movimentar a economia, valorizando as pessoas e suas histórias?, afirma.

Tendência mundial

O parlamentar reforça ainda a importância de se atender a uma demanda cada vez mais difundida nas grandes economias mundiais. ?É uma maneira de criar um produto ou serviço sempre com valor simbólico embutido, servindo como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social. Através da economia criativa poderemos contar com uma nova geração de empreendedores, tendo em vista que não é necessário grande capital para colocar em prática seus negócios, combinando o sociocultural com o lucro?, completa Dal Zotto.