Foi aprovado na sessão ordinária da última segunda-feira (6) o projeto de autoria do vereador Ale Dal Zotto (PSB) que institui em Erechim o programa Rua Viva, iniciativa que visa à liberação das vias públicas para uso recreativo da população em geral semelhante ao que acontece atualmente na Praça Prefeito Jayme Lago aos finais de semana. Após a aprovação no plenário da Casa Legislativa, o projeto depende da sanção do Poder Executivo para passar a vigorar.
O parlamentar explica que a proposta não é inédita, e já se mostrou bastante certeira em diversas cidades brasileiras, inclusive em metrópoles como São Paulo. "É uma iniciativa que já ganhou prêmios internacionais e foi aprovada pela população, em especial os jovens, que aproveitam domingos e feriados para ocupar as ruas com arte, cultura, esporte e demais atividades", afirma, frisando que o projeto não cria qualquer ônus financeiro o município.
Ocupar os espaços públicos
Fechar ruas e praças em domingos e feriados pode ainda, de acordo com Dal Zotto, fomentar a cultura popular e até mesmo a economia, através de feiras culturais de organizações populares. "A ocupação dos espaços públicos é de suma importância para a realização das mais variadas atividades. A cultura, o esporte e outras expressões podem trazer benefícios para nossa sociedade, e evitam, muitas vezes, que os jovens caiam no mundo da criminalidade", completa.