Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, diversos pedidos de providências foram encaminhados pelo vereador Claudemir de Araújo (PTB) ao Governo Municipal.
Atendendo a solicitação da comunidade do Bairro Presidente Vargas, pediu operação tapa buraco, na esquina das ruas José dos Santos Capello com Belo Cardoso, e também a retirada dos equipamentos quebrados e inservíveis da Academia ao Ar Livre, localizada defronte a Escola Municipal Othelo Rosa, e instalação de nova academia. ?Os equipamentos estão totalmente danificados, sem condições de uso pela falta de manutenção e perderam a função de oferecer um local para prática de atividades físicas. Além disso, os restos dos equipamentos enferrujados e pontiagudos oferecem risco as pessoas que circulam pelo local, principalmente os alunos da escola?, enfatizou o parlamentar.
Araújo também solicitou a abertura em nosso município de turmas destinadas a Educação de Jovens e Adultos ? EJA, destinado a jovens e adultos, a partir de 15 anos, que não tiveram a oportunidade de estudar ou de concluir o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. ?Entendemos que o acesso à educação é extremamente importante, afinal dessa forma amplia-se as oportunidades de trabalho das pessoas de nosso município, que conseguem ter acesso a vagas melhores e com salários melhores, além da formação como indivíduo e cidadão?.
Na área de mobilidade urbana solicitou a instalação de travessia elevada na Rua Nery Reichmann, próximo ao CRVA ? Centro de Registro de Veículos Automotores de Erechim. ?Este é um pedido dos moradores, pois o fluxo de veículos no local é intenso, pois além do CRVA. Ocorre que na Rua Nery Reichmann fica localizado o CRVA de Erechim, além de vários estabelecimentos para confecção de placas e despachantes, sendo que a movimentação naquela região da cidade é muito grande durante todos os dias da semana.
O vereador também solicitou ao Governo Municipal estudo de viabilidade de cedência de um espaço para realização de reuniões, atendimento aos associados e pessoas da terceira idade, bem como guarda de móveis e equipamentos para a AIVIDA ? Associação de Idosos Pela Vida. A entidade fundada em 2009 atende cerca de 1000 idosos de nosso município pertencentes a 22 grupos de convivência, que realizam suas atividades em vários bairros da cidade. ?Atualmente a AIVIDA loca um espaço junto ao JUPEM para suas atividades. A associação realiza diversas atividades e projetos tendo como objetivo oportunizar a socialização, o fortalecimento de vínculos, a prática de esportes, cultura, espiritualidade e lazer, a manutenção da autonomia, a valorização, e a garantia de direitos das pessoas idosas, ou seja, contribui para o envelhecimento saudável, digno e para a valorização do idoso. Pelo relevante serviço que presta voluntariamente a nossa comunidade, pedimos que o Poder Executivo analise com carinho este pedido simples, mas de grande importância?.
Outro pedido foi relacionado a Expo Erechim 2021, no qual solicitou que o ingresso a feira seja feito mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. ?Somos sabedores que muitas famílias de nossa cidade estão passando por dificuldades financeiras, inclusive relacionadas a falta de alimentação básica. Diante desta situação preocupante, acreditamos que a Expo Erechim 2021 poderia ser também um momento de solidariedade de nossa comunidade através da doação de um quilo de alimento não perecível como ingresso para a feira. O alimento arrecadado posteriormente seria repassado a entidades e famílias carentes de nosso município, devidamente cadastradas junto a Secretaria Municipal de Assistência Social?, ressaltou o vereador Claudemir de Araújo.