Na sessão desta terça-feira (21), o vereador Claudemir de Araújo (Progressistas) apresentou uma moção de apelo a ser encaminhada à direção do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Erechim (IFRS), solicitando o encerramento da greve dos servidores e retomada imediata das aulas, que estão suspensas.
No Rio Grande do Sul, vários servidores de universidades e institutos federais aderiram à greve, na qual reivindicam reajuste salarial, reestruturação da carreira, aposentadoria com paridade e integralidade e revogação de medidas adotadas pelo governo federal. Em Erechim, o IFRS suspendeu as aulas e os serviços.
Na justificativa do pedido, o parlamentar enfatizou que foi procurado por diversos alunos e pais que estão preocupados com os reflexos da greve no calendário escolar, especialmente aqueles que estão no 3º ano do Ensino Médio ou concluindo seus cursos nas demais modalidades. “O serviço educacional promovido pelo IFRS, na formação de profissionais qualificados, é essencial. Não somos contra os servidores e suas reivindicações, porém o momento que estamos vivendo no Rio Grande do Sul é de retomada e superação, na área da educação não é diferente”.
Araújo considerou o estado de calamidade que o estado vem enfrentando com as enchentes que alcançaram marcas históricas, afetando 461 dos 497 municípios gaúchos. “Este desastre climático terá consequências e reflexos em diversas áreas, onde além de recursos, deverão ser empregadas capacidades técnicas e envolvimento de todos, superando as mais variadas divergências, por este motivo estamos encaminhando esta moção de apelo pelo encerramento da greve dos servidores e retomada imediata das aulas”.