Na última sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense, realizada na segunda-feira (19), a vereadora Helena Pachla (Republicanos) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a reativação de exames de eletroneuromiografia. De acordo com a parlamentar, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecia tal procedimento no município, mas o mesmo foi cortado e sua ausência causa grande prejuízos aos munícipes que necessitam.
“A eletroneuromiografia é um exame complementar que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico, como nervos, músculos e junção neuromuscular”, explica Helena, reforçando que, por ser um exame de custo elevado na rede privada, é de grande importância que ele seja oferecido na rede pública, pois é capaz de detectar doenças de nervos e músculos como esclerose lateral amiotrófica, neuropatia diabética, síndrome do túnel do carpo e síndrome de Guillain-Barré, entre outras.
Pedidos subscritos
Suplente do vereador Anax Pezzin, Helena também subscreveu os pedidos de providências do parlamentar que constavam na pauta da sessão. São eles: conclusão da iluminação pública, com troca das lâmpadas de sódio por LED na Rua Pedro Álvares Cabral; e asfaltamento da Rua Joelle Cassaro, no Bairro Esperança.