Desde a última semana, tramita no Poder Legislativo um projeto de lei do Poder Executivo que busca garantir a infraestrutura para instalação de empresas no Distrito Industrial Norte - Davide Zorzi. Na última terça-feira (16), a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) sugeriu ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ernani Melo, que, como contrapartida, as empresas que forem contempladas em edital posterior, reservem algumas vagas a serem encaminhadas pela Secretaria de Assistência Social, através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). O ofício foi encaminhado à Prefeitura na última terça-feira (16).
Cumprindo a função social
Conforme explica a parlamentar, a medida sugerida visa ao cumprimento de uma função social, já que alguns segmentos específicos da sociedade encontram uma série de dificuldades na busca por emprego. No ofício entregue ao secretário, Sandra aponta pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres vítimas de violência, jovens que cumprem medidas socioeducativas e pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade (especialmente transgêneros). "Entendo ser uma proposta justa e que, associada aos programas de capacitação, pode sanar problemas de exclusão do mercado de trabalho presentes em nosso município", avalia.
A proposta também busca garantir uma porcentagem mínima de vagas para jovens que precisam ingressar no mercado de trabalho e não possuem experiência comprovada, bem como pessoas acima de 50 anos, sem aposentadoria, excluídas pela idade.