Na última segunda-feira (12), durante a realização da 22ª sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense em 2021, os vereadores Claudemir de Araújo (PTB) e Ale Dal Zotto (PSB) solicitaram a criação e instalação de um segundo cartório de registro de imóveis no município. Os parlamentares encaminham à Corregedoria Geral da Justiça do Rio Grande do Sul um pedido de providências em que apontam os motivos pelos quais consideram importante o atendimento da demanda em questão.
"É através deste serviço que o povo encaminha grandes negócios que impactam direta e indiretamente no desenvolvimento habitacional e comercial da cidade", explicam os vereadores, ressaltando que, por ser um município com mais de 100 mil habitantes, Erechim já conta com demandas suficientes para que um novo cartório seja instalado, conforme previsto no artigo 8º da Resolução nº 818/2010 do Conselho da Magistratura (COMAG).
Moção de repúdio
Na mesma sessão, Araújo e Dal Zotto apresentaram uma moção de repúdio ao Cartório de Registro de Imóveis de Erechim, em razão das diversas queixas que a população tem manifestado referentes ao serviço prestado no local. "Temos recebido diversos cidadãos que relatam problemas vivenciados no cartório, como desrespeito no atendimento, demora de serviços e a dificuldade de acesso aos serviços. Compreendemos as dificuldades relacionadas aos procedimentos de combate ao contágio da covid-19, mas também entendemos que vários outros segmentos já se adaptaram de uma forma que não prejudique o pagador de impostos que necessita dos serviços", afirmam.