Em funcionamento desde agosto do último ano, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) tem por finalidade prestar acolhimento e atendimento humanizado a mulheres em situação de violência. A fim de conhecer melhor o espaço e dialogar sobre demandas e situações que possam ser auxiliadas pelo Poder Legislativo, a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) visitou o local nesta quarta-feira (8) e foi recebida pela coordenadora e assistente social Tatiane Uecker.
Vinculado à Coordenadoria da Mulher – que integra a Secretaria de Assistência Social –, o CRAM presta serviço em diversas áreas, realizando atendimento psicológico e social, além de orientação para encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência. “Infelizmente nosso município ainda registra muitos casos de violência contra a mulher. Em situações assim, o CRAM presta um serviço essencial e que impacta positivamente a vida dessas vítimas, possibilitando a elas todo o suporte necessário”, pontua Sandra.
Emendas impositivas para capacitação
Para que o Centro desenvolva suas atividades de maneira efetiva, no entanto, é de grande importância que todos os envolvidos estejam plenamente capacitados para que os atendimentos sejam cada vez mais humanizados. Em razão disso, em dezembro, a parlamentar destinou R$ 30 mil em emendas impositivas para a área de assistência social para realização de cursos de capacitação de equipes vinculadas à secretaria, entre elas a do CRAM. “O Poder Legislativo tem obrigação de estar atento a pautas como essa, sempre auxiliando quando possível e fiscalizando para que o bom trabalho prestado tenha sempre continuidade”, afirma.