Depois de alguns anos longe do Plenário da Casa, o Projeto Vereador Mirim, a Câmara vai à Escola, volta com toda a força. Trabalho iniciado nos primeiros dias deste ano já rende frutos e conta com a adesão de 17 escolas de nosso município.
Na pauta de trabalhos, ainda em janeiro deste ano, ocorreu a apresentação do Projeto aos novos vereadores da Casa, este que teve uma grande recepção pela sua importância, posteriormente se desenhou os passos que deveriam ser seguidos desde a sua idealização até a finalização e, recentemente, após conversa no Plenário da Casa com diretores e professores de escolas do município, ocorreu a adesão por parte dos educandários, em data limite que se encerrou no último dia 30 de julho.
A partir de agora, inicia-se o processo da inscrição dos candidatos e a entrega do termo de autorização dos responsáveis. Nesta edição, a presença de alunos da Escola Estadual José Bonifácio, Colégio Estadual Professor Mantovani, Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helvética Rotta Magnabosco, Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas, Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. José Vicente da Maia, Escola Estadual de Educação Básica DR. Sidney Guerra, Colégio Franciscano São José, Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, Escola Adventista, Escola de Ensino Fundamental Lourdes Galeazzi, Escola de Ensino Médio Professor João Germano Imlau, Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, Escola de Ensino Fundamental Paiol Grande e Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Gonzales.
A primeira edição do Projeto Vereador Mirim foi em 2002, seguindo o sucesso de participação do projeto desenvolvido na cidade de Blumenau em Santa Catarina. Na oportunidade houve a adesão de 21 escolas.
Esta é a quarta edição do Projeto que busca fomentar a cidadania e a democracia dos jovens já dentro da sala de aula e fazer com que a juventude passe a se habituar com a política, visto que a mesma faz parte do cotidiano em todos os segmentos.
Para a coordenadora do Projeto, Elisete Tozatti e o presidente da Casa, Ale Dal Zotto, este é um projeto de extrema importância, pois fomenta na comunidade estudantil um grande trabalho para buscar o sucesso nas urnas. ?Importante para o jovem ter uma ideia de como os vereadores fazem o seu trabalho, como do papel da democracia e da ética para que possamos construir uma cidade ideal para toda a nossa comunidade?, pontua.